Selo Unicef em Jaicós- NUCA promove palestra sobre “Gravidez não planejada na adolescência”

Gravidez não planejada na adolescência. Este foi o tema da palestra promovida pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), na manhã desta quinta-feira (14.mar), na Secretaria Municipal de Educação em Jaicós.

Direcionada os jovens do NUCA, a palestra foi ministrada pela enfermeira Niza Braga. Ela discorreu que a gestação não planejada no período da adolescência apresenta diversas consequências danosas à saúde e futuro do binômio mãe-filho, o que causa impacto na sociedade como um todo.

“A gravidez não planejada na adolescência traz sérias implicações biológicas, familiares, psicológicas, econômicas, além de sociais que atingem o adolescente e a sociedade como um todo sendo um problema de saúde pública”.

Niza enfatizou também a necessidade da mobilização da sociedade por meio de programas de saúde, que englobe a educação e assistência aos adolescentes com oferta do método contraceptivo, orientação sobre a importância de um planejamento familiar, como forma de adesão a um programa de prevenção.

A enfermeira Luana Karla leu “A história de Camila” que foca a primeira relação sexual de um a jovem com seu namorado e debateu com os adolescentes, ouvindo também a opinião de cada um.

Participaram da palestra, além dos adolescentes do NUCA e das enfermeiras, Niza Braga e Luana Karla que representarama  Secretaria Municipal de Saúde, a Articuladora do Selo Unicef em Jaicós, Jasmira Leal e Mobilizadora do NUCA, Mikaele Teixeira.

Fotos:

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *