Profissionais do NASF de Jaicós passam por capacitação em Teresina

Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que atuam no município de Jaicós, passaram por uma capacitação nos dias, 14, 15 e 16 de março que foi realizada no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, de aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase no Nasf-AB.

Participaram do curso que teve como tutora da turma pela Fiocruz, a enfermeira Rakel Monteiro, a assistente social, Mariana Santana e a psicóloga, Suzana Marreiros.

O Curso Apoio Matricial na Atenção Básica, com Ênfase nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasf), originou-se da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e colaboradores oriundos de diferentes instituições de saúde e ensino do país.

A tutora da turma, enfermeira Rakel Monteiro, disse que a capacitação teve como objetivo “Mobilizar atores para o processo de reflexão, problematização e qualificação da atenção básica, considerando o processo formativo e de mobilização, na perspectiva de um “curso-movimento.

Formar ‘educandos-multiplicadores’ para a realização do trabalho nos Nasf, incorporando e ampliando o apoio matricial na atenção básica.

Apoiar e ofertar ferramentas para a implantação e implementação dos Nasf em consonância com as estratégias e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Avançar na concretização das práticas de apoio matricial na atenção básica.

Fomentar intervenções pactuadas e contextualizadas nos territórios das equipes apoiadas pelos Nasf”.

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia que tem como principal objetivo ampliar a abrangência e a diversidade das ações da atenção básica e ampliar sua resolutividade. Os núcleos são compostos por nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, que desenvolvem atividades complementares nas unidades de saúde, de acordo com suas necessidades.

 

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *