Vereador Bosquinho e o chefe de Gabinete Deusmar participam do curso de capacitação do PNUD e SEPLAN em Simões

O vereador Bosquinho (MDB) e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaicós, Deusmar Costa, participaram na última segunda-feira (10) no CRAS de Simões da Oficina de Capacitação em Planejamento Territorial ODS Labs.

O evento foi realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN).

O ODS Lab é uma iniciativa inovadora da Agenda Pública para aproximar governos, sociedade civil e empresas para juntos proporem soluções para problemas complexos que afetam o cotidiano dos cidadãos. Seu foco está em buscar caminhos rumo à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratam, entre outras temáticas, de educação de qualidade; saúde e bem-estar; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; água potável e saneamento. Ou seja, assuntos complexos que exigem abordagem integrada, compromissos e cooperação de múltiplos atores – a essência da metodologia ODS Labs.

 As lideranças e representantes dos diferentes setores da sociedade sentam à mesa para, juntos, construírem caminhos, alternativas e parcerias para solucionar um problema público complexo real, dando passos importantes para avançar no cumprimento dos ODS e transformando a lógica de como enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Buscando o desenvolvimento humano sustentável no Piauí por meio da implementação da Agenda 2030 que objetiva ainda envolver os setores públicos, privado e a sociedade civil na promoção de diálogos, fortalecimento de políticas e alinhamento de estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.

O “Projeto ODS Piauí” irá fortalecer a adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano sustentável nos territórios. Dessa forma, serão fortalecidas iniciativas para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental, de forma integrada. Os territórios de desenvolvimento Serra da Capivara, Cocais e Vale do Itaim (no qual está inserido o município de Jaicós), serão os primeiros territórios diretamente impactados pelo Projeto com as experiências nessas regiões, serão replicadas no âmbito estadual as boas práticas para a implementação da Agenda 2030. 

Por meio do “Projeto ODS Piauí”, as prioridades locais serão fortalecidas com a implementação dos ODS e os territórios terão maior diversidade econômica por meio do fortalecimento da gestão municipal para o desenvolvimento dos territórios. 

Na ocasião, o município de Jaicós/PI foi contemplado com a realização da Oficina do Projeto ODS Piauí no dia 26 de junho de 2019, de 08h às 13h no Plenário da Câmara Municipal de Jaicós.

 

Fonte: Portal Saiba Mais

 

 

Compartilhe:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *