Veja como foi a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Durante a Sessão Ordinária do último sábado (23.abr) o pleno da Câmara Municipal de Patos do Piauí reprovou por 5×4 as contas do ex-prefeito do município, o médico Agenilson Dias, referente à gestão de 2017, aprovou requerimento do vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (Progressistas), solicitando ao Poder Executivo, a melhoria da estrada vicinal  que tem início na Avenida Salustiano Pereira, passando pelo matadouro, Rua Velha, até a casa de seu Aprígio, na sede do município e também aprovou uma Moção de Apoio de autoria do vereador Wilson Veira (PSD) ao capitão PM Genivaldo da Silva Nery, reivindicando que o mesmo seja promovido ao posto de Major QEOPM nas promoções do dia 25 de junho de 2022.

Na tribuna da Casa Legislativa os vereadores discursaram abordando assuntos relacionados ao município.

O primeiro a falar foi o vereador Wilson Viera (PSD), líder do prefeito.

“Quero iniciar falando da Secretaria de Assistência Social que esta  semana promoveu a capacitação dos conselheiros tutelares pelo SIPIA, Sistema de Informação para infância e adolescência. Esse programa visa a promoção e a defesa do direito a criança e do adolescente. Estamos cadastrando o conselho para receber alguns equipamentos. Até veículos estamos no aguardo.Também foi entregue os kits h para gestantes do  Programa Criança Feliz  que acompanha as crianças. A Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira a Conferência Municipal de Saúde, onde foi  discutido o melhorias para o nosso município”, e anunciou “Dizer também aos colegas que a ambulância que estava em Paulistana, já está em Patos. Essa semana vai ser preparada para ser levada ao povoado Cajueiro. Informar que o nosso prefeito vai receber em Teresina dois veículos para a saúde em Teresina para entregá-los dia 28 de abril, durante a programação do aniversário do nosso município. Falando da sáude, nesta também a Secretaria de Saúde promoveu um treinamento para implantação do prontuário eletrônico que vai ser implantado no município”, informou.

O vereador falou também da ação que o município realizou em combate ao Aedes aegypti.

“O carro fumacê, numa iniciativa da prefeitura e Secretaria de Saúde veio ao nosso município e já fez dois ciclos, um na sede e outro no povoado Cajueiro. Sabemos que só isso não resolve, é preciso que a população faça a sua parte”, e ao concluir repudiou “quero deixar aqui o meu repúdio em relação à questão do IML que não tem em Picos, quem morre nessa nossa região e precisa de um laudo, o corpo é levado para Floriano ou Teresina, o que causa angústia e mais sofrimento para as famílias”, disse Wilson.

O segundo a usar a tribuna foi o vereador Marlon Costa (PSD).

“Vou falar a respeito da ambulância também, pois foi muito cobrada aqui e graças a Deus já está no município. Ela vai passar por manutenção. Conversei com o motorista que foi pegar em Paulistana e ele me disse que ela está com vazamento de óleo e foi levada para a oficina. Dizer também sobre as máquinas do município que estão quebrando muito. Liguei para o prefeito solicitando para colocar um aterro e ele me disse que já tinha quebrado novamente e isso tem sido um problema para a gestão”, e ao concluir relatou “quero agradecer a secretária de saúde por ter conseguido pela primeira vez o carro fumacê. Ontem mesmo esteve no povoado Cajueiro passando pelas ruas em combate à dengue”, disse.

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) iniciou falando sobre o aniversário do município.

“O nosso município está prestes a  completar 30 anos, né? E o nosso prefeito faz parte da história, contribuiu e está contribuindo para melhorar nosso município”, disse.

O vereador relatou: “Sobre a ambulância que o vereador Marlon disse chegou vazando óleo, uma pessoa me disse que era água. Se for água melhor, mais fácil de resolver. Mas, quero dizer que o importante é que ela veio e os problemas serão resolvido e em breve estará servindo a população do Cajueiro. Acredito que muitas obras e melhorias virão para o município. Dia 28 será anunciado o calçamento e nós estamos procurando sempre fazer o melhor”, finalizou Cornélio.

A vereador Zuleide de Chico de João Grande (Progressistas) iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus e disse.

“Estamos melhorando a cada dia, já não estamos mais usando máscaras em nsoso município. Espero que a dengue vá embora. Ninguém aguenta mais, quando não é uma coisa, é outra”, relatou “na sessão passada o vereador falou que só tinha o poço do Capim quebrado, e até hoje, continua quebrado. Peço que procurem agilizar, pois o Capim é uma região que sofre bastante com aquele poço, quebra bastante, eu sei que não é de hoje e e o a população já tá reclamando. Os moradores sofrem sem água naquelas caixas, e agora, as caixas já estão começando a secar” e finalizou parabenizando o município “parabenizar o nosso município pelo seu aniversário, t30 anos de emancipação política. Parabenizar aqui também a pessoa mais velha da casa,  amigo Tonhão, a pessoa mais antiga aqui na política”, citou.

O vereador Chico de Oséias (Progressistas) iniciou falando sobre a tampa da caixa de água da localidade Palma que está sem tampa e pediu providências. Logo após, o vereador relatou: “A questão do vereador Wilson levantou aqui, sobre o IMÇ que em Picos não tem. É uma coisa que devemos nos juntar com a região e cobrar para que esse problema seja resolvido. Ter que levar a pessoa que morreu para outra cidade que não seja Picos, é um desaforo para a família”, e emendou “outra questão é das delegacias. Antes, qualquer problema era resolvido por aqui mesmo. Hoje, tem que ir para a delegacia regional. Aí a coisa fica difícil. Tá piorando a cada dia”, disse.

O vereador José Hélio o “Helim” (Progressistas) também falou sobre a questão do IML.

“Ouvi atentamente os colegas vereadores, essa questão do IML de nosso estado, da nossa região, uma vergonha. 20 anos já passaram dessa gestão do  Senhor Wellington Dias e nada! Tem  que cobrar a ele, que é o governador do estado. Várias casos já aconteceram aqui em Patos e naõ resolve em Picos, uma cidade daquele tamanho, não tem IML, tem que levar o corpo para outra cidade mais distante. Se não fizer uma força-tarefa, cada um mobilizando seu deputado estadual, federal, seu senador, não vai resolver esse problema”, e ao mudar de assunto relatou “Eu queria fazer uma abordagem aqui sobre a questão de médico no município. Eu presenciei algumas vezes, vi que no posto não tinha médico. Um sábado desse também não tinha médico e vou pedir para o Wilson que é líder da situação, que levasse essa mensagem até o gestor. Sei que vindo médico de quinze em quinze dias, mas não tá dando, a demanda é grande” disse.

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” iniciou dizendo: “Já foi falado aqui por dois vereadores sobre a falta o IML em Picos. A pessoa morre e a família sofre duas vezes mais. Isso é horrível” e agradeceu “quero agradecer a Deus pelas chuvas que caíram e também lembrar que tem dois que vão completar 30 anos e eu estou no meio.É um orgulho  graças a Deus completar 30 anos de mandato. Ajudei a construir Patos também”, lembrou.

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), presidente do Legislativo Patoense, foi a última oradora da sessão e inicialmente falou sobre o fim do uso da máscara no município.

“A retirada do uso da máscara para mim é uma grande vitória, porque sei que é ruim para os que foram e também viver eternamente com a máscara é péssimo! Graças a Deus que aos poucos estamos chegando ao final dessa pandemia e espero que não voltem mais casos, principalmente no nosso município. Gostaria de parabenizar nosso município pelos trinta anos. Que venham mais e mais obras, que o progresso realmente reine, como já contamos com muitas obras vindo e as que virão. Esse era o meu desejo, era de ver progresso. Agradecer também pela luta da tão sonhada e cobrada ambulância para o povoado Cajueiro. Com muito esforço o prefeito tá conseguindo trazê-la e se não der problema, mas não é coisa que não possa ajeitar.

Uma coisa que eu pedi foi uma ambulância para o povoado Cajueiro e lá a gente conta com praticamente a mesma quantidade da população da cidade, então nada mais justo do que uma ambulância no povoado”, e continuou “gostaria de parabenizar também, como todos, o vereador mais velho da casa e com mais números de mandatos, vereador Antônio Rufino. Que Deus lhe dê saúde e mais tempo para continuar na casa. Não é o meu desejo continuar, porque não tenho medo de dizer que eu não tenho mais vontade. A política em si eu gosto muito, mas há muita tempo que perdi o encanto, até porque desde 1982, quando pai se candidatou a vereador pela primeira vez, que eu já tinha esse sonho de ser política. A política  já tava no meu sangue. Até Zé de Pedro gostava de brincar, me colocava num carrinho de mão, eu junto com a Aluizinho  e Sandra, menores, e eu sempre dizia ‘o povo da eleição, ao povo da da da votação’. Era uma coisa que eu já tinha dentro de mim, só que não tenho vontade de prosseguir, tenho vontade de continuar ajudando, mas como vereadora, como prefeita, isso nunca fez minha cabeça jamais”, e ao concluir disse “ gostaria também de parabenizar ao deputado Georgiano, pedir a Deus que dê muitos anos de vida a ele, ao pai dele, porque muito já tem olhado para nossa terra em pouco mais de um ano e no dia 28 de abril virão para anunciar mais obras, que é o que a gente espera e que Patos cresça, da minha parte, só gratidão.”

Mais imagens:

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais