Vitória vence São Paulo, conta com ‘ajudinha dupla’ e se salva da Série B
O time baiano dependia do tropeço de pelo menos um dos rivais diretos -Fortaleza, Ceará e Atlético-MG.
E o secador ligado funcionou, já que Fortaleza e Ceará perderam, diante de Botafogo e Palmeiras, respectivamente.
O São Paulo, apesar da derrota, conseguiu confirmar o oitavo lugar, principal objetivo na reta final do ano.
Mesmo fora da zona de classificação à pré-Libertadores, o time do Morumbis ainda sonha com a abertura de um G8 a depender do campeão da Copa do Brasil.
Um simples empate no Barradão já garantia a posição, mas os paulistas precisaram contar com a derrota do Red Bull Bragantino, no Beira-Rio, para o Internacional. O Bragantino terminou dois pontos atrás, em nono.
Junto com o Vitória, aliás, o Internacional também se salvou. Fortaleza e Ceará foram os dois últimos rebaixados, ao lado de Sport e Juventude, já confirmados na Segundona antecipadamente.
O JOGO
O primeiro tempo teve um São Paulo muito abaixo fisicamente e tecnicamente. A rotação baixa fez o time perder intensidade, velocidade e a maioria dos duelos individuais.
Com isso, o Vitória assumiu o controle das ações: ocupou melhor o campo, acelerou mais e criou as principais chances, algo refletido no número de finalizações e no volume ofensivo.
Mesmo assim, o São Paulo tentou administrar o jogo quando conseguia passar do meio-campo, mas era pouco.
A equipe praticamente deixou o tempo correr, enquanto o Vitória crescia, empurrava o adversário para trás e ditava o ritmo até o intervalo. Rafael foi o principal jogador dos visitantes, com pelo menos três grandes defesas praticadas.
Na etapa complementar, o ritmo da partida seguiu o mesmo até Baralhas abrir o placar e aliviar a pressão no Barradão.
O gol permitiu ao Vitória recuar as linhas e jogar de forma mais reativa, enquanto o São Paulo -já ciente da derrota do Bragantino para o Internacional- passou a ter mais posse e território, mas sem força, intensidade ou criação suficientes para alterar o resultado.
Com a vantagem mínima e contando com os tropeços de dois concorrentes diretos, o Vitória administrou a reta final e confirmou a vitória por 1 a 0.
O São Paulo até criou oportunidades na reta final, já com a garotada em campo, mas não conseguiu alterar o placar.
Por UOL/FOLHAPRESS – VALENTIN FURLAN
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

