Alunos e professores de Jornalismo da UESPI lançam livro sobre a pandemia no Sertão do Piauí

Alunos e professores de Jornalismo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí – lançam nesta segunda-feira, 25 de abril, por meio de transmissão no YouTube, o livro Comunicação Comunitária e Pandemia no Sertão do Piauí. A obra é fruto de pesquisas de mais de um ano e envolveu quase 20 pessoas tentando compreender grupos que fizeram, e fazem a diferença, em termos de Comunicação Comunitária, no período da COVID-19 na região do Sertão piauiense.

O livro é organizado pelos professores-doutores Evandro Alberto de Sousa (que também é reitor da UESPI) e Orlando Maurício de Carvalho Berti. A obra conta com 208 páginas e tem oito textos, todos destacando as questões comunicacionais e pandêmicas na região do Sertão do Piauí. “São todos textos de fácil linguagem e que servem para refletir o agora, para destacar sobre essa pandemia que nos afetou e nos afeta, mas que mostra que houve, e há grupos sociais compromissados com a coletividade”, relatou o professor Orlando Berti.

Professor Orlando Berti lança guia para aprovação em Mestrados - GP1

Segundo o professor Evandro Alberto a obra foi idealizada há mais de um ano durante as aulas da disciplina de Comunicação Comunitária para o alunado do curso de Jornalismo da UESPI de Picos. “É uma forma da gente contribuir com o debate e com os fenômenos nesse período tão complicado”, pontuou o professor-organizador do livro.

 Os textos são de autoria, além dos dois organizadores, de: Ana Caroline de Oliveira Morais, Ana Júlia Oliveira, Fernanda Maria Teixeira, Gessica Lima Feitosa, Isadora Freitas do Vale Lima, João Pedro Pereira Nunes, Júnior do Vale Lucena, Lia Rachel Silva Marinho Barbosa, Luana de Sousa Rodrigues Moura, Lucas do Nascimento Ibiapino, Maria Renata Arrais de Sousa, Myvrian Hazy Braga de Araújo, Patrícia da Conceição Oliveira Soares, Rafaela de Oliveira Alves, Stefanie de Jesus Leal, Vinícius da Silva Coutinho, que estão no último semestre letivo do curso. A maioria deles já tem ampla vivência em pesquisas e trabalhos jornalísticos na região de Picos.

 Para o acadêmico Vinícius Coutinho a participação na pesquisa que gerou um dos textos do livro contribuiu para mostrar várias interfaces de sua cidade, Patos do Piauí.

“Contar a história do movimento estudantil junto do estudo das comunicações comunitária e contra-hegemônica foram uma ótima forma de registro histórico para o curso, além da contribuição acadêmica na área”, relatou Júnior Lucena, outro dos autores da obra.

“O livro é gratuito e pode ser baixado no site da Editora da Universidade Estadual do Piauí”, destacou o professor Orlando Berti.

O lançamento ocorre por meio do Canal do YouTube do professor Orlando Berti (LINK: https://www.youtube.com/watch?v=_NJlgfTszW0) às 19h desta segunda, 25 de abril.

SERVIÇO:

LIVRO: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E PANDEMIA NO SERTÃO DO PIAUÍ

DIA DO LANÇAMENTO: 25 DE ABRIL DE 2022

HORÁRIO: 19h

LINK DA TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=_NJlgfTszW0

BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE:

https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/100

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *