Jaicós: Prefeitura promove palestra de “Boas práticas para manipuladores de alimentos” voltada a açougueiros e funcionários do matadouro municipal

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sebrae/PI e o Programa Agronordeste Regional de Picos, realizou na tarde deste domingo (10.out) no auditório da Assistência Social, uma palestra de sensibilização voltada para os açougueiros e funcionários do Matadouro Público que teve como tema: “Boas práticas para manipuladores de alimentos.”

A palestra foi ministrada pelo consultor do Sebrae/PI, o médico veterinário, Jefferson Alcântara, especialista em Defesa Animal e Inspeção dos Alimentos.

Jefferson fez um resumo do que foi abordado durante a palestra: “Cuidados com a higiene, cuidados também durante o trabalho, porque tanto no abatedouro, como no açougue, objetivando evitar acidentes entre eles mesmos; uso de equipamentos, e principalmente o cuidado maior que é o da higiene. Hoje, não se justifica mais um alimento ser produzido e vendido de qualquer jeito. Tem que passar por um processo, respeitando normas de higiene e cuidados na hora da produção”, explicou.

Para o consultor do Sebrae a palestra foi participativa: “A palestra foi feita para eles começarem um processo. Essa questão de mudança de comportamento, de costume e a maneira como lidar com os alimentos é um processo que foi iniciado que no dia a dia é vai ter essa mudança real, dando a garantia que esse alimento vai sair um alimento seguro para a população”, assegurou Jefferson.

A médica veterinária Mercês Dias que trabalha na inspeção da carne no Matadouro Público de Jaicós, falou sobre o objetivo de reunir açougueiros e funcionários do abatedouro em um mesmo espaço para uma palestra: “Sensibilizar as pessoas para compreenderem que oferecer um produto com qualidade sanitária para a população depende de todos envolvidos. Depende da gestão pública, que oferece as instalações e os serviços”, e exemplificou “o serviço de inspeção municipal o qual eu estou investida, é um serviço que acompanha as condições higiênico-sanitárias desses alimentos, se há risco de transmitir doenças para o consumidor, ou seja, é um trabalho de segurança alimentar de criar as condições para o maior centro de distribuição de carne do município, que é o açougue e do abatedouro público, para que tanto os animais que são abatidos lá e as carnes que são comercializadas no açougue não ofereçam risco à saúde da população”, explicou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, João Bosco, analisou de forma positiva a palestra: “Muito importante e o principal é a conscientização, cada uma fazer sua parte da melhor maneira. Acima de tudo a higiene, a maneira de manipular os animais, o horário de  trazer a carne para o açougue, tendo a preocupação de que ela chegue de boa qualidade até o consumidor”, disse.

Presente e atuante na fiscalização a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Lusimária de Moura Sousa a “Mara” explicou porque foi positiva  a palestra ministrada pelo médico veterinário Jefferson Alcântara: “Para que eles possam melhorar em relação a higiene, como lidar com o alimento, eu mesma aprendi bastante, imagina eles”, e falou sobre atuação da Vigilância em Jaicós “Estamos sempre fazendo inspeções no açougue, questão da higiene, limpeza dos boxes, se estão usando máscaras, álcool em gel e o manuseio do alimento que é carne”.

Nesta segunda-feira (11.out) a coordenadora da Vigilância Sanitária de Jaicós, “Mara” e a médica veterinária, Mercês Dias, estiveram visitando o Açougue Municipal, onde fizeram inspeção e acompanharam o trabalho dos açougueiros durante a comercialização da carne no município.

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais