Jaicós: “Melhoria na qualidade do atendimento”, diz prefeito Neném de Edite ao inaugurar reforma e ampliação de UBS no Pau do Inxuí

A velha frase: “Quem te viu, quem te vê”, pode muito bem ser aplicada a Unidade Básica de Saúde Joana Carmina da Costa, que fica na localidade Pau do Inxuí, zona rural do município de Jaicós.

O prédio, pequeno e dotado de pouca estrutura, passou por uma transformação radical,  e além de mudado a paisagem do local, agora, após a reforma e ampliação, torna-se referência no atendimento à saúde dentro do município, ofertando à população local, acolhimento, consulta médica, atendimento de enfermagem, acompanhamento da gestante e do bebê, saúde da mulher e do homem, consulta do hipertenso/diabético, exame preventivo, visita domiciliar, planejamento familiar, controle da tuberculose e hanseníase, administração de medicamentos, procedimentos (curativos, retirada de pontos, aferição de pressão e nebulização) dispensação de medicamento básico e Programa Saúde na Escola.

A entrega oficial da reforma e ampliação da UBS Joana Carmina da Costa, ocorreu na manhã desta quarta-feira (27.out) e reuniu a comunidade e várias autoridades e lideranaçs políticas, como o prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito Weslly Bispo, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquim, secretários municipais: Deusmar Costa (Gabinete), Audeli Coutinho (Saúde), Jessé Gonçalo (Obras), João Bosco (Desenvolvimento Rural), Oziana Oliveira (Assistência Social), Antônio de Pádua (Educação) e Wandym Lima (Controladoria Geral); vereadores, Messias Porteira e Zé Reis; vereadoras Mocinha e Francisca de Manim; diretora do Hospital Florisa Silva, Auzeni Meneses, ex-vereadores, Zé Acelino e João de Edmundo, como também todos so profissionais que integram o ESF III da Joana Carmina da Costa: Victor Bezerra (médico), Natália Policarpo (enfermeira), Pedro Victor (dentista), Suzana Lopes (auxiliar de dentista), Nádia Dias (técnica de enfermagem), Maria Neuma (técnica do SPA) Maria Neuma; Agentes Comunitários de Saúde: Dalvanisa, Edilson, Josenir, Emílio e Francineide.

Em seu pronunciamento, o prefeito Neném de Edite (PSD) disse que o momento era de alegria, agradecimento e gratidão.

“A nosso deputado federal Júlio César e nosso deputado estadual Georgiano Neto, sempre presentes, atendendo aos nosso pedidos, nossa reivindicações. Neste casos, em especial ao deputado Júlio César por ter destinado esta emenda para o nosso município, via Secretaria Municipal de Saúde.

Esta UBS era pequena e o espaço não era muito adequado. Um pequeno corredor, onde foi ampliada toda a estrutura e com novos equipamentos. Foi feita uma nova estrutura com banheiros adequados, para atender os profissionais e os pacientes”, ressaltou.

O gestor lembrou como era o prédio antes da reforma: “Aqui era uma dificuldade para os profissionais trabalharem dentro deste ambiente, um mau cheiro causado por insetos e até morcegos. Mudamos tudo. Todo na cerâmica, revestido também nas paredes, laje na parte da cozinha com três caixas de água de 3 mil litros para abastecer toda essa estrutura, o que vai dar melhoria na qualidade do atendimento”, acrescentou “aumentamos os consultórios, os banheiros, construimos lavanderia, copa. Antes, não tinha nada disso. O muro na frente era era com dois portões, modificamos para um só portão. Fizemos a calçada, compramos com recursos próporios do FPM, TV, parabólica e, netes dias, estaremos colocando internet”, anunciou.

Sucinto em seu pronunciamento, o vice-prefeito Weslly Bispo enalteceu a gestão.

“Quero parabenizar o nosso prefeito Neném de Edite que vem trabalhado com a política de resultado. Tanto é que nesta manhã está entregando  a reforma e ampliação desta Unidade Básica de Saúde a esta comunidade, o que proporciona a todos uma melhor qualidade de vida.”

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, externou o sentimento pela entrega da obra.

“É com muita satisfação que estamos aqui hoje, entregando essa Unidade Básica de Saúde melhorada, ampliada, reformada e equipada. Estamos entregando a A UBS com cinco equipamentos de informática, onde conseguimos através do programa Informativa APS do Ministério da Saúde. Os atendimentos serão otimizados e darão melhor comodidade, tanto para aos profissionais, quanto para pacientes. Estamos entregando esta UBS e pedimos a população que receba como sua, como de fato é da comunidade. Zelem o que é de vocês”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquinho, enalteceu ao gestor do município pela iniciativa de ampliar a UBS.

“O momento que nos traz aqui hoje, é para agradecer ao nosso prefeito pelo empenho, pelo reconhecimento, por ter atendido este antigo desejo desta comunidade, que era de modificar, ampliar esta Unidade Básica de Saúde. Estou feliz por ver essa importante estrutura que vai servir muito, mas saúde não se faz só com uma grande prédio. Aqui, está a contrapartida do prefeito. Agora vamos reafirmar as cobranças de humanização e mais cuidados, e sei que teremos. A equipe é competente, recebo inúmeros elogios quando passo visitando as casas dos amigos, do Dr. Vitor, da Dra. Natália, dos agentes de saúde. Então, o caminho é esse, é o caminho do cuidado, é o caminho da humanização”, finalizou.

O vereador Messias Porteira, irmão da homenageada com o nome da UBS “Joana da Carmina da Costa”, iniciou sua fala agradecendo.

“Agradecer a Deus, agradecer família por oito anos de política, apoiando meu trabalho, meus amigos que me ajudam nos momentos que eu preciso. E quero apresentar o marido da minha irmã. Devo essa homenagem a esse amigo, meu cunhado irmão. Quando eu cheguei em Matão, foi a primeira porta que eu bati foi na porta da casa dele”, e virando para o prefeito Neném de Edite emendou “temos que agradecer a esse homem, esse grande amigo, irmão. Meu pai chamava ele de filho”, e confidenciou “na minha primeira eu naõ estaca com ele, estava do outro lado, mas sou sincero em falar, eu não acreditava que o Neném era capaz de fazer tudo o que el tá fazendo. Fazendo pela cidade e todas as localidades. Tá fazendo e sei que vai fazer muito mais. Por isso digo, pode contra comigo lá na Câmara Municipal sempre que precisar.”

Dona Carmina, mãe da homenageada com o nome da UBS, falou para o Portal Saiba Mais de como estava se sentindo.

“Muito feliz! Tá com dezoito anos que ela não está mais entre nós, mas eu lembro dela como se fosse hoje. Muita saudade dela.”

Muitas autoridades também se pronunciaram, enalteceram a gestão do prefeito Neném de Edite e a importância da obra para a comunidade, como o ex-vereador Zé Acelino, vereador Zé Reis, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Jessé Gonçalo e a secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira.

Durante o evento o prefeito Neném de Edite e demais autoridades entregaram fardamento completo para os guaradas municipais que estavam presentes e de plantão: Ademar Enoque (Netão), Clayton Farias, Romualdo César e José Ramiro.

O fardamento inclui calça, camisa, camisetas, boné, máscara, e carteira funcional com crachá.

Antes da entrada das autoridades e da população na UBS, o pastor Marcos Dias ministrou uma benção para o local.

Dentro da UBS foi servido um vasto café da manhã com frutas,  salgados e depois foram realizados exames voltados para a prevenção da saúde mulher em alusão ao Outubro Rosa.

Mais imagens:

 

Por Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais