Prefeito Neném de Edite implanta segunda equipe do Samu em Jaicós

No final da tarde desta quinta-feira (28.out) o prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD) anunciou oficialmente a implantação da segunda equipe do Samu no município.

A apresentação da nova equipe foi na Base do Samu, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Serranópolis e contou também com a presença da secretária de Saúde, Audeli Coutinho e da coordenadora do Samu, Iandra Fontes.

A nova equipe (USB 02) é formada pelos técnicos de enfermagem: Alessandra, João Vitor e Bruna. Condutores: Julião Neto, José Wila e Janielson.

Todos os equipamentos já foram disponibilizados para a segunda equipe na Base do Samu, como, camas, colchões laváveis e os armários.

A primeira equipe do Samu foi implantada em Jaicós no ano de 2018 USB 02), e é formada pelas técnicas de enfermagem: Alba Valéria, Ana Priscila, Ana Beatriz e Juliana Lima. Condutores: Ederson Coutinho, Mateus Pergentino, Gildemar Tadeu e Alan Rodrigues.

O gestor do município, Neném de Edite, disse que é um avanço na saúde a implantação da segunda equipe do Samu em Jaicós.

“Apesar das dificuldades que a gestão enfrenta no dia para manter toda essa estrutura existente na saúde aqui em Jaicós, essa crise financeira e a pandemia, nós, com muito trabalho e esforço, conseguimos implantar essa nova equipe. Buscando sempre melhorar o atendimento, dar uma melhor assistência à população  através do Samu”, e anunciou “Vamos em busca da viatura do SAMU avançado, com UTI. Um desejo nosso, um desejo da nossa gestão para salvar mais vidas.”

Neném anunciou que inicialmente esta segunda equipe vai ser mantida com recursos próprios do município: “É um desafio que encontra na nossa gestão a vontade de querer fazer, de servir a população. É o mesmo processo que nós iniciamos lá em 2018. Implantamos a equipe, lançamos no sistema, qualificamos a equipe, mas a questão do recurso via Ministério da Saúde, só vai cair depois de algum tempo. Pode ser com três, quatro meses, seis meses, até lá, a nossa gestão vai arcar com todas as despesas”, disse.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, falou sobre o processo de implantação da nova equipe e o funcionamento de ambas.

“Nós tínhamos recebido a primeira ambulância em 2018  e também a primeira equipe do SAMU. Conseguimos uma segunda ambulância e com a vinda da terceira ambulância, nós teríamos que habilitar essa nova ambulância, e para habilitar essa nova ambulância seria necessário a criação de uma nova equipe. Agora em outubro de 2020, nós habilitamos a última ambulância com os oito componentes que são: quatro socorristas e quatro técnicos de enfermagem. Para melhor comodidade da população e melhorar o atendimento. As equipes funcionam da seguinte forma: a primeira ocorrência do dia é da equipe um, a segunda ocorrência da equipe dois. Se a última ocorrência de hoje for da equipe dois, amanhã a primeira ocorrência será da equipe um”, explicou.

A secretária informou que a nova equipe já iniciou as atividades, desde o dia 1º de outubro de 2021: “Eles vão passar por uma capacitação em Teresina. A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está investindo na qualificação das duas equipes R$ 6 mil”, informou Audeli.

A coordenadora do Samu de Jaicós, Iandra Fontes, também avaliou a implantação da nova equipe.

“É uma conquista muito grande para o município. Porque a gente tendo uma nova equipe, a gente vai ter uma nova viatura com profissionais qualificados. Eu estava comentando que antes, acontecia de ter uma duas ocorrências ao mesmo tempo. A gestão está investindo em profissionais, qualificando-os para que estes profissionais possam ofertar um melhor trabalho à população”, e acrescentou “Montamos uma viatura com materiais de trauma, urgências clínicas, urgências obstétricas, pensando em atender melhor. Futuramente queremos trazer o Samu avançado, com médico e o enfermeiro”, anunciou.

Iandra falou sobre o número de atendimentos do Samu em Jaicós:” Tivemos um total de 541 ocorrências durante todo o ano de 2020. Chegamos a esse quantitativo de ocorrências, de janeiro a maio deste ano. Ou seja, duplicou. Eu costumo dizer que a gente sempre tem que enxergar o lado bom das coisas. Não não é que está ocorrendo mais acidentes ou as pessoas estão adoecendo mais. O fato é que as pessoas estão procurando mais o Samu, confiando no serviço que ele oferta, que é de qualidade”, disse.

Mais imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais