Câmara de Patos aprova Projeto de Lei do incentivo de desempenho aos profissionais das equipes de Saúde da Família

Nas sessão de sábado (20.nov) a Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal sobre o incentivo de desempenho previsto na portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, do Ministério da Saúde, voltado aos profissionais das equipes de Saúde da Família – esfsb/multiprofissionais vinculados a atenção primária à saúde, com recursos financeiros advindos do Programa Previne Brasil.

Nesta mesma sessão foi apresentado o Projeto de Lei nº 012/2021 que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo do município de Patos do Piauí. Após a apresentação o projeto segue para as comissões permanentes da Casa.

Na tribuna o vereador Wilson Vieira (PSD) iniciou seu pronunciamento dizendo que vai evitar pedir à parte e respondeu a vereadora Zuleide: “A  questão da merenda,  conversei com a secretária, e ela me disse que por conta do percentual da Agricultura familiar, deu um problema para comprar a merenda escolar”, e avisou “as aulas presenciais encerram nesta semana com a prova do Saebe  e continuam até o dia 22 de dezembro de forma remota  para fechar o ano letivo.”

Wilson abordou vários assuntos pertinentes à gestão municipal e finalizou lamentando: ”Nesta semana tivemos a perda de um amigo, o Julimá, funcionário do município. Ele me ajudou muito, pois esteve comigo nos piores momentos da minha vida e quero deixar meus sentimentos  a Marcelo,  Marileide e aos demais parentes.”

O vereador Marlon (PSD) explicou porque não participou da sessão passada e respondeu: “Sobre o questionamento do vereador Chico de Oseias, o calçamento do povoado Cajueiro, o mesmo já foi feito uma parte e vai ser retomado” e ao concluir disse “quero me solidarizar com a família do Julimá, um amigo, uma pessoa de bem e que Deus conforte todos os seus familiares.”

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) ao iniciar seu pronunciamento a gradeceu a  Deus pela oportunidade de mais um dia de trabalho na Casa Legislativa e se solidarizou: “Como os colegas já falaram, perdemos um amigo, o Julimá. Não era daqui, era de outro município, mas era considerado como um filho desta terra. Infelizmente perdeu a luta para o câncer. Espero que na próxima sessão não tenhamos que falar sobre morte, pois quase toda sessão lamentamos a morte de um amigo ou conhecido”, disse.

Cornélio falou sobre a visita do secretário estadual de Fazenda: “Estamos aguardando  a visita do coordenador do PRÓ Piauí, vai anunciar obras em nosso município, e que estas obras venham o mais breve possível e ajudem a melhorar a vida do povo patoense.”

A vereadora Zuleide Costa (Progressistas) iniciou seu pronunciamento também agradecendo a Deus: “Dizer que de antemão já cairam umas chuvinhas e deu uma estragadinha em alguns lugares. Aproveito para pedir ao gestor que assim que for possível mande consertar esses trechos, principalmente na estrada do Bom Jardim, próximo ao riacho, onde a gente chama popularmente da Ladeira” e emendou “ouvi Wilson falar que as máquinas estão quebradas. Interessante! Ouvi isso antes quando as máquinas estavam quebradas, que soavam como desculpas.”

Zuleide também lamentou a morte de Julimá: “Motorista da Prefeitura de Patos, uma apessoa que também pude conviver. Já andei com ele por diversas vezes, sempre muito atencioso, prestativo que infelizmente veio ser acometido com essa doença infeliz e partiu muito novo. Que Deus conforte os corações da família”, pontuou.

O vereador José Héli o “Helim” (Progressitas) iniciou cobrando: “Sobre a questão do roço. Já passou muito tempo e nada foi feito. Na região do vereador Cornélio que está sendo feito, é uma questão isolada. Perguntei para o vereador Wilson e ele me disse que não tinha recurso. Mas, todo ano era feito, mesmo que não fosse geral. As estradas principais eram feitas. Não me convence o argumento de que não tem recursos para fazer o roço. Falo aqui porque as pessoas destas localidades estão me cobrando. E com relação as estradas, foi feito uma parte e outras, não. Tem localidade que não pode receber uma pipa de água porque não tem como passar na estrada”, disse.

Helim falou sobre a ambulância do município que está em Paulistana: “Tá jogada lá no meio da rua, no meiod a chuva e do sol! Já deveria estar no município! Eu já falei isso pela segunda vez e vou ter que tomar outras medidas cabíveis. Vou procurar o Ministério Público e procurar resolver esse problema da ambulância”, anunciou.

Ao fechar o ciclo dos pronunciamentos a vereadora Luzitania Dias a “Taninha” (PSD), presidente do Legislativo Patoense, inicialmente parabenizou a  gestão pelo poço da localidade Umbuzeiro: “Havia um grande problema lá, ele tava praticamente seco e a máquina não seria qualquer uma para fazer o conserto. O prefeito arranjou  uma máquina apropriada para perfurar mais.  Ainda falta muita coisa, mas melhorou bastante”, e ao mudar de assunto agradeceu “gostaríamos de agradecer aos deputados Júlio César e Georgiano pelo empenho, logo amis estaremos recebendo uma nova viatura para o GPM de Patos”, e também se solidarizou “lamentar profundamente  à cerca da morte precoce de Julimá, um amigo particular,  um grande profissional, gente muito boa, não só como profissional, como pessoa, pai de família que deixa  duas filhas. Meus pêsames  à sua esposa.”

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais