Patos do Piauí: Assistência Social e Saúde realizam atividades em alusão à campanha Novembro Azul

Na manhã desta terça-feira (23.vov), foi realiza uma atividade em alusão à campanha Novembro Azul, no povoado Cajueiro. A atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, e contou com as contribuições técnicas de profissionais que atuam na UBS Cajueiro e também dos Orientadores Sociais do CRAS.

A Enfermeira Marina Luz explica que “a iniciativa tem como objetivo fortalecer a atenção à saúde do homem e sensibilizar o público sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata”, pontua.

O público-alvo da atividade foi composto dos homens que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também o público em geral. A abertura do evento foi conduzida pela Coordenadora do CRAS, Francisca Silva, que destacou a importância das discussões sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

O fisioterapeuta Carlos Alexandre falou sobre prevenção e profilaxia ao câncer de próstata, tirou dúvidas dos participantes presentes e destacou a importância da campanha, já que esse tipo de câncer é um dos mais letais.

  • Sobre a campanha

Novembro Azul é um movimento que coloca em destaque um assunto bastante importante para a saúde do homem: o câncer de próstata. O mês foi escolhido para marcar a luta por essa causa, pois também é o mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, o movimento ganhou força mundial e hoje é conhecido internacionalmente. Esse tipo de câncer causa várias mortes todos os anos, sendo estimado que um homem morra a cada 38 minutos por causa da doença, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A enfermidade é cercada de preconceitos, portanto a informação é essencial para que o problema seja diagnosticado precocemente e o tratamento adequado possa ser realizado.

Por Ascom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais