Prefeitura de Jaicós e Sebrae/PI lançam o “Projeto: lixo zero- do lixo ao luxo”

Na manhã desta sexta-feira (3.dez) a Prefeitura de Jaicós em parceria com o Sebrae/PI, lançaram no auditório da Assistência Social, no centro de Jaicós o “Projeto: lixo zero-do lixo ao luxo.”

O evento contou com a presença do prefeito de Jaicós, Neném de Edite, consultores do Sebrae/PI, Marina Simão e Ricardo Bandeira; secretários municipais: Antônio de Pádua (Educação), Oziana Oliveira (Assistência Social), Jessé Gonçalo (Obras e Serviços Públicos),  Deusmar Costa (Gabinete), Osmildo Oliveira (Esporte), Alessandra Leal (Cultura) e vários funcionários que integram a gestão municipal.

O Projeto: lixo zero- do lixo ao luxo objetiva desenvolver ações e programas que modernizem o sistema de limpeza urbana municipal, abordando os aspectos socioeconômicos e ambientais que envolvem o tema; implantar medidas que venham a recuperar a área do antigo lixão do município envolvido; propor a gestão e destinação de diferentes tipos de lixo, para soluções que apresentem valorização econômica e sustentabilidade socioambiental; criar a Associação de Catadores do município; incentivar a população municipal a colaborar na classificação do lixo seco e úmido domiciliar e descartá-lo de forma seletiva e adotar ações socialmente responsáveis com a população diretamente envolvida com o processo de triagem e reciclagem de lixo.

A apresentação do projeto foi feito pela consultora do Sebrae/PI, Marina Simão.

“Essa iniciativa no município de Jaicós, desse Projeto: lixo zero-do lixo ao luxo, visa trazer uma conscientização para população sobre a divisão do lixo, a importância e  de cada um, seja dona de casa, seja um empreendedor, seja o adolescente, a criança e entender sobre o impacto que nós causamos na vida dos outros. Desde o momento em que a gente separa esse lixo na nossa casa, a gente está impactando  a vida do coletor. A gente está impactando a vida do catador de lixo. E até mesmo a própria vida dele em encontrar várias formas de empreender e aumentar a sua renda. Ter a capacidade de faturar mais. Ampliar  o leque, a visibilidade”, e acrescentou “Viemos, para lançar algumas propostas de ações e de acordo com a realidade do município, e as pessoas que compõe comitê, montar esse projeto, o Sebrae tem o apoio técnico, o apoio logístico, o conhecimento, a capacidade de trazer e tem  o objetivo de fomentar o empreendedorismo. Por isso que essa ação é uma ação empreendedora que vai do lixo ao luxo”, disse.

Ricardo Bandeira, também consultor do Sebrae, falou sobre a implantação do projeto.

“Nós queremos agradecer e parabenizar o prefeito Neném de Edite por essa ação, essa ação conjunta com o Sebrae para trazer esse benefício para a cidade de Jaicós. Esse benefício vai desde do empresário, as residências, as famílias que pegam o lixo para transformar, e esse lixo chega até os catadores. Chega até o lixão. Nosso trabalho basicamente é fazer essa consultoria para cada pessoa da sociedade, conscientizando para pegar esse lixo, transformar e fazer riqueza. Transformar esse lixo para ter melhora na sua renda familiar”, explicou.

O gestor do município Neném de Edite, falou da iniciativa em parceria com o Sebrae/PI.

“A sociedade tem conhecimento e quero tornar público esse momento que estamos hoje, aqui, dando o primeiro passo, lançando o projeto e criando o comitê, para que junto com o Sebrae, possamos colocar em prática as idéias e ações”, e continuou “essa parceria foi uma reivindicação nossa para amenizar a questão do lixo e do lixão em nosso município. Dar o exemplo, através da limpeza pública também. Temos investido com carros compactadores, cercamos o lixão, conscientizado a população e, agora, com esse projeto a médio e longo prazo, envolvendo toda a comunidade, vamos ter um resultado positivo”, acredita.

Após a apresentação do projeto foi criado uma comitê local que ficará responsável, juntamente com os consultores do Sebrae, por traçar metas e desenvolver ações junto a comunidade.

O comitê é composto pelo prefeito Neném de Edite, Deusmar Costa, Jaissa Freitas, Ivan Marques, Kassia Lopes, Raimar Granja, Omaciana Franco, Ivo Farias, Edson Domingos, Jessé Gonçalo, Girlene Carvalho, Noêmia, Beatriz, Dilma Pereira e Luzimária Sousa.

Imagens:

Por Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais