Jaicós: Secretaria Municipal de Saúde inicia mutirão de cirurgia de catarata com deslocamento de pacientes para triagem em Picos

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste domingo (9.jan) em parceria com Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), um mutirão de cirurgia de catarata para 94 pacientes do município, que antes passarão por uma triagem no prédio do antigo “Espaço Cidadão” no município de Picos.

Hoje, domingo, quatro vans saíram às 8h da manhã da Unidade Básica de Saúde Amélia Crisanto no bairro Serranópolis, levando os primeiros  44 pacientes até a Cidade Modelo.

O prefeito Neném de Edite (PSD) acompanhou pessoalmente o embarque dos pacientes.

A saúde municipal disponibilizou uma equipe com seis pessoas para dar total apoio na locomoção dos pacientes até a vizinha cidade de Picos, incluindo a  secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, a diretora do Hospital Florisa Silva, Auzeni Meneses e a assistente social Edilma.

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, explicou como está sendo realizado o mutirão de cataratas.

“Trouxemos hoje para Picos 44 pacientes.  Amanhã traremos 25 e na terça-feira mais 25 cinco pacientes. Nos três primeiros dias são realizadas as triagens. Essas triagen são consultas com médicos oftalmologistas e exames, onde serão detectados se realmente todos possuem a catarata e se realmente existe a necessidade da cirurgia ou não. Serão realizados exames para avaliação e posteriormente agendada essa cirurgia paro final do mês, dia 27 de janeiro, em Picos.”

A secretária falou sobre a importância do mutirão: “Para o município é gratificante, porque são pessoas que realmente já estão aguardando esse mutirão  há algum tempo, mas devido a pandemia esse mutirão não foi realizado. Já era para ter acontecido desde 2020. Devido a pandemia foi prorrogado. Graças a Deus, agora, estamos podendo oferecer  esta oportunidade para essas pessoas resolverem este problema de visão. A catarata começa a se desenvolver nas pessoas acima de sessenta anos”, disse Audeli, que também falou do apoio do gestor do município para a realização do mutirão de cataratas “o prefeito Neném de Edite deu todo o suporte a esses pacientes. Trouxemos tanto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Nós estamos com seis pessoas. Seis pessoas da Secretaria de Saúde ajudando na locomoção dos pacientes  e temos quatro vans que vieram hoje. Amanhã virão duas, na terça virão mais duas. E o prefeito está, além de fornecer o transporte, está fornecendo a alimentação”, destacou.

Todas as imagens:

 

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais