Prefeitura de Jaicós entrega nova sede do Samu nesta segunda-feira (24)

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega na manhã desta segunda-feira (24.jan) a partir das 8h, a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  O espaço é bem maio maior do que o antigo que funcionava no bairro Serranópolis, ao lado da UBS Amélia Crisanto e está localizado na Avenida Frutuoso Jusselino, bairro Nova Olinda, nº 1099, próximo ao Hospital Florisa Silva e de fácil acesso a BR-407.

Na nova sede ficarão três ambulâncias com uma nova equipe de profissionais. As ambulâncias são duas básicas e uma reserva técnica.

O que é o Samu

O Samu é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências.

O serviço Samu 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Samu Jaicós

O samu de Jaicós foi inaugurado oficialmente no dia 11 de março de 2018, no segundo ano do primeiro mandato do prefeito Neném de Edite (PSD).

A primeira equipe do Samu foi implantada em Jaicós no ano de 2018 USB 02), e é formada pelas técnicas de enfermagem: Alba Valéria, Ana Priscila, Ana Beatriz e Juliana Lima. Condutores: Ederson Coutinho, Mateus Pergentino, Gildemar Tadeu e Alan Rodrigues (in memoriam).

No dia 28 de outubro de 2021, o prefeito Neném de Edite anunciou oficialmente a implantação da segunda equipe do Samu no município.

A nova equipe (USB 02) é formada pelos técnicos de enfermagem: Alessandra, João Vitor e Bruna. Condutores: Julião Neto, José Wila e Janielson.

O gestor do município, Neném de Edite, disse que é um avanço na saúde a implantação da segunda equipe do Samu em Jaicós.

“Apesar das dificuldades que a gestão enfrenta no dia para manter toda essa estrutura existente na saúde aqui em Jaicós, essa crise financeira e a pandemia, nós, com muito trabalho e esforço, conseguimos implantar essa nova equipe. Buscando sempre melhorar o atendimento, dar uma melhor assistência à população  através do Samu”, e anunciou “Vamos em busca da viatura do SAMU avançado, com UTI. Um desejo nosso, um desejo da nossa gestão para salvar mais vidas.”

Na época, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, falou sobre o processo de implantação da nova equipe e o funcionamento de ambas.

“Nós tínhamos recebido a primeira ambulância em 2018  e também a primeira equipe do SAMU. Conseguimos uma segunda ambulância e com a vinda da terceira ambulância, nós teríamos que habilitar essa nova ambulância, e para habilitar essa nova ambulância seria necessário a criação de uma nova equipe. Agora em outubro de 2020, nós habilitamos a última ambulância com os oito componentes que são: quatro socorristas e quatro técnicos de enfermagem. Para melhor comodidade da população e melhorar o atendimento. As equipes funcionam da seguinte forma: a primeira ocorrência do dia é da equipe um, a segunda ocorrência da equipe dois. Se a última ocorrência de hoje for da equipe dois, amanhã a primeira ocorrência será da equipe um”, explicou.

Samu de Jaicós realizou 794 atendimentos durante o ano de 2021

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 794 atendimentos e 15 transferências inter-hospitalar durante o ano de 2021.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. O SAMU pode ser acionado através do número 192.

O atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em outubro de 2021 quando o prefeito de Jaicós, Neném de Edite anunciou oficialmente a implantação da segunda equipe do Samu no município, a coordenadora do Samu de Jaicós, Iandra Fontes, falou sobre o aumento do número de atendimentos.

“Não é que está ocorrendo mais acidentes ou as pessoas estão adoecendo mais. O fato é que as pessoas estão procurando mais o Samu, confiando no serviço que ele oferta, que é de qualidade”, disse.

Veja imagens da nova sede:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais