Jaicós: Saúde municipal promove ação em alusão às campanhas Janeiro Branco e Roxo

Em janeiro, as cores roxo e branco dão o tom de duas campanhas importantes de conscientização sobre a importância do combate à hanseníase e os cuidados com a saúde mental.

Nesta segunda-feira (31.jan) a Secretaria Municipal de Saúde levou à população do centro da cidade, uma ção educativa referente às campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, que alertam, respectivamente, para a prevenção e enfrentamento da hanseníase e os cuidados com a saúde mental.

A ação, chamada de blitz, com distribuição de panfletos, foi executada por profissionais da saúde municipal.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/Jaicós, Mikaelle Teixeira, falou sobre a ação.

“O janeiro  é muito importante para trabalhar a questão da saúde mental. Ele foi é escolhido justamente no mês de janeiro que faz alusão a uma folha branca, como se você tivesse iniciando o ano, iniciando novos projetos. Aproveitamos hoje, através desta ação, para orientar a população sobre o trabalho do CAPS. Lá, atendemos todas as demandas de saúde mental. Questão de ansiedade, depressão e casos mais graves”, informou.

Sobre o Janeiro Roxo

A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura doença. No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

A doença é transmitida por meio do contato próximo e prolongado com pessoas que tenham a hanseníase e não estejam em tratamento. Por isso, familiares, amigos e colegas de trabalhos de pessoas com Hanseníase também devem ser avaliadas por médicos.

Sobre o Janeiro Branco

O Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

Além de manter um estilo de vida saudável, prezando por uma alimentação equilibrada, com prática de atividades físicas e respeitando os momentos em que o corpo precisa descansar, procure ajuda profissional em caso de sentimentos persistentes.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais