Prefeitura de Jaicós adquire novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu nesta semana com recursos próprios do município, novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia que funciona no Hospital Florisa Silva.

São dois  aparelhos de Ultrassom, um aparelho de TENS/FES, um Laser, um massageador muscular pistola profissional e uma fita de eletrodo para o aparelho de TENS/FES.

“Além dos profissionais qualificados, a aquisição destes equipamentos vai proporcionar um atendimento e tratamento com mais qualidade aos pacientes”, destacou a coordenadora do Centro de Fisioterapia, Elimária crisanto.

Elimária também explicou a função de cada equipamento:

“O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, artrite; dores na região lombar e/ou cervical; tendinite; dor ciática; reumatismo; dor no pescoço; entorses e luxações; epicondilite e dor após cirurgias.

Com o aparelho de TENS é possível promover a estimulação muscular e vasodilatação, o que favorece a redução da dor, do inchaço e a cicatrização de lesões em tecidos moles.

A corrente FES (estimulação elétrica funcional) costuma ser utilizada nos tratamentos fisioterápicos com a finalidade de reeducação muscular, combate ou retardo de atrofia da musculatura, inibição temporária de espasticidade e combate/ redução de contraturas e edemas.

O aparelho de laser de baixa potência é usado no tratamento fisioterapêutico  a fim de cicatrizar os tecidos mais rápido, combater a dor e a inflamação.

O tratamento com laser de baixa potência está recomendado nas seguintes situações: dor crônica; úlcera de decúbito; regeneração e cicatrização de feridas crônicas; artrite reumatoide; osteoartrite; dor nas articulações; dor miofascial e epicondilite lateral.

O ultrassom é utilizado no tratamento fisioterapêutico com objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.

Esse tratamento é indicado para o tratamento de: Artrose; Inflamação das articulações; dor lombar; bursite; doenças ou dores crônicas ou agudas; espasmos musculares; contratura muscular.

Massageador muscular pistola profissional  é um dispositivo de massagem vibratória de última geração  ideal para relaxar músculos rígidos, aumentar a circulação sanguínea local e a amplitude de movimento, melhorando a saúde geral dos tecidos musculares”, descreveu Elimária.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais