Prefeitura de Jaicós promove capacitação de conselheiros tutelares para o uso do Sipia

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu nesta segunda-feira (28.mar) na sede do Conselho Tutelar, uma capacitação sobre o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). A capacitação foi realizada pelo assistente social José Hamilton da empresa Vision, e contou com as presenças da presidente do CMDCA, Jaissa Freitas e dos conselheiros, Leonice de Sousa Nascimento, João Bispo da Costa Júnior, Lindalva Maria de Carvalho, Edineia Ribeiro Carvalho Veloso,  Ielma de Oliveira Sousa Macedo e Emanuel Reinaldo de Carvalho Sousa.

O Sipia é um sistema de registro de informação das violências e violações de direitos das crianças e adolescentes, operacionalizado pelos Conselheiros Tutelares, com vistas a possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente.

José Hamilton da empresa Vision, falou sobre o sistema e a utilidade nas ações do Conselho Tutelar.

“Tudo que for feito aqui, pelo Conselho Tutelar, todo o atendimento, todo encaminhamento, vai estar num sistema nacional, isso é para facilitar o serviço hoje no Brasil todo. Por exemplo: saber qual é o serviço que tem mais frequência em Jaicós? Qual é o tipo? É negligência? É violência contra criança? Esse sistema vai permitir aos conselheiros o acesso às informações de atendimento de dez anos atrás, de vinte anos. Esse acesso vai permitir a qualificação do serviço do Conselho Tutelar e por conseguinte a garantia e efetivação dos Direitos das Crianças e Adolescentes aqui do município”, disse.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaicós, Jaissa Freitas, destacou a importância da implantação do Sipia no município. “Essa é mais uma conquista para a questão social do nosso município, pois é um sistema que proporciona mais agilidade e segurança nas decisões sobre políticas públicas para nossas crianças e produzir conhecimentos específicos sobre as demandas e fortalece a articulação entre os membros da rede de proteção”, afirma.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais