Jaicós: Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão contra mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya em bairros da cidade

Um mutirão para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foi realizado nesta quarta-feira (6.abr) pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós.

O ponto de encontro foi na própria secretaria de onde saíram as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica de Saúde em direção aos bairros: Serranópolis, João Melé, Nossa Senhora das Mercês, Nova Olinda, Matadouro e Armínio José de Sousa.

Durante a ação os profissionais distribuíram panfletos e orientaram os moradores sobre as medidas diárias para evitar a proliferação do inseto.

O vice-prefeito Weslly Bispo, que participou do mutirão, ressaltou que a prefeitura, por meio da saúde municipal tem intensificado as ações, mas é fundamental a colaboração da população na erradicação de possíveis criadouros. “Foi uma manhã de muito trabalho. Mas, precisamos da colaboração de toda a população nessa batalha contra a dengue”, destacou.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, falou da ação desenvolvida pela sua pasta.

“Essa nossa campanha foi iniciada dia 25 de março com o recolhimento de pneus velhos em oficinas, borracharias e terrenos baldios. Esses pneus neste período de chuva, acumulam muita água e facilitam a reprodução dos mosquito”, e ressaltou “com a Covid-19, a população se descuidou e a dengue veio com tudo. São vários casos positivos no estado. Aqui em Jaicós também, já temos pessoas com dengue, com chikungunya e vale ressaltar que todos esses casos estão sendo notificados e repassados ao estado, para que através destas notificações consigamos trazer o caro fumacê para o nosso município, com o objetivo de dar uma aliviada e até mesmo uma exterminada neste mosquito que transmite além da dengue, zika e chikungunya.”

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária de Moura Sousa a “Mara”, o objetivo do mutirão é evitar a proliferação do mosquito da dengue.

“Hoje, estamos lançando aqui um grande mutirão de combate à dengue que também é um problema de saúde, como a Covid-19. Mas peço encarecidamente que os moradores façam sua parte: retire os entulhos de seu quintal, pneus e garrafas, evitando que a dengue se prolifere”.

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais