Profissionais da Saúde de Patos do Piauí participam de capacitação sobre a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

Nesta quarta-feira (20.abr), profissionais de saúde de Patos do Piauí foram instruídos em uma capacitação sobre a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A implantação do PEC é uma orientação do Ministério da Saúde com o intuito de sistematizar a Atenção Básica.

O PEC, segundo o Ministério da Saúde, é um prontuário utilizado através de um software e-SUS da Atenção Básica, onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado por profissionais de saúde, como atendentes, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, nutricionista, etc. Buscando assim trazer benefícios como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado; encaminhamento multiprofissional dentro da rede de acordo com a equipe da AB.

No primeiro momento, ocorreu a explanação da interface do sistema do PEC de forma teórica e posteriormente foi realizada a parte prática, de acordo com sistemática de acolhimento, iniciando pelas atendentes de nível médio e técnico e posteriormente a capacitação dos profissionais de nível superior. A capacitação do PEC ocorreu em dois turnos, matutino e vespertino, no Cras do município.

 

Por Ascom/Vinícius Coutinho

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais