Funcionários da Prefeitura de Jaicós participam de capacitação ambiental

A Prefeitura de Jaicós está pleiteando a conquista do Selo Ambiental. O Certificado do Selo Ambiental será expedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para os municípios classificados nas categorias “A”, “B” ou “C”, como comprovação de melhoria da qualidade de vida, através da promoção de políticas e ações de gestão ambiental.

Como parte integrante do processo, na manhã desta sexta-feira (13.mai) o prefeito Neném de Edite e funcionários que trabalham na Prefeitura de Jaicós, dos setores de licitação, almoxarifado, contabilidade, protocolo, comunicação, tributos, expedição de documentos, Funprej, Serviço Militar, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Administração e Finanças, participaram de uma capacitação ambiental.

A capacitação foi realizada no Gabinete da prefeitura e foi ministrada pelo Consultor Ambiental da Consulprev, Michel Francisco, que falou sobre o evento.

“O objetivo dessa capacitação é trabalhar a educação ambiental para que o município de Jaicós possa obter o selo ambiental, o qual ele está concorrendo perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, e explicou sobre as vantagens da obtenção o selo “primeiramente a melhoria. O ICMS Ecológico vai trazer uma melhor qualidade de vida e consequentemente o desenvolvimento econômico do município, aumentando os tributos municipais”, disse.

Durante a capacitação, Michel explicou que para ter acesso, os municípios precisam atender a determinados critérios ambientais estabelecidos pelo Governo do Estado. No Piauí, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental são: Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Redução do Índice de Desmatamento, Redução do Risco de Queimadas, Conservação do Solo, da Água e da Biodiversidade, Proteção de Mananciais de Abastecimento Público, Identificação de Fontes de Poluição, Edificações Irregulares, Unidades de Conservação Ambiental e Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais