Em Jaicós, Cerâmica e Bayer ficam no empate de 0x0 na abertura da Copa Galo de Futebol Amador, Série A, edição 2022

Teve início às 16h deste domingo (29.mai) em Jaicós a Copa Galo de Futebol Amador, Série A, edição 2022. O evento é promovido pela Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, lazer e Turismo.

O certame que não era realizado há dois anos devido a pandemia da Covid-19,  reune neste ano 16 equipes divididas em quatro grupos, que são: grupo A: Cerâmica, Bayer, Bafômetro e Juventude; grupo B: Audax, Pitombeira, Vila Real e Força Jovem; grupo C: Flamengo, Santo Antônio, Malva e Botafogo e grupo D: Angical, Caraíbas, Esporte Jaicós e Bahia (Grupo D) e vai ofertar uma premiação de R$ 8.800,00 entre o time campeão , vice-campeão, terceiro colocado, artilheiro, melhor goleiro, melhor jogador e jogador revelação.

A Comissão Organizadora informou que duas equipes desistiram da competição: Bahia e Vila Real e serão substituídos por Baixão e Veteranos da Várzea.

A abertura da Copa contou com a presença do vice-prefeito Weslly Bispo, do secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, Osmildo Oliveira, da secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira, secretário municipal de Obras, Jessé Gonçalo, Coordenador de Esportes, Jailson, veerador Ednaldo da Farmácia,  ex-vereadores, Ivo Farias e João de Edmundo.

A Copa Galo de Futebol Amador deste ano homenageia o ex-jogador José Calixto de Oliveira, o “Zé Gordim”, que atuou durante muito tempo no tradicional Cruzeiro de Jaicós, equipe idealizada e mantida por Francisco Braz de Oliveira, pai do atleta homenageado.

Na solenidade de abertura o jornalista e radialista Ivo farias descreveu um pouco da história de do “craque” Zé Gordim.

“Neste matrimônio tiveram os filhos:

Fabiana de Carvalho Oliveira Evangelista.

Francisco Braz de Oliveira Neto.

Ana Gabriella de Carvalho Oliveira.

José Calixto de Oliveira Júnior.

Seus Netos são:

Lanna Sabryna de Carvalho Evangelista.

Heitor Bryan Souza Oliveira

Pedro Nicolas de Carvalho Evangelista.

Bernardo Santos Feitosa Oliveira

José Calixto era Funcionário público efetivo da prefeitura de JAICÓS desde o ano de 1983,prestou  seus serviços até o ano de 2020 quando se afastou com licença médica já com problemas de saúde.

José Calixto de Oliveira conhecido popularmente como “Zé Gordinho”, a exemplo de seu pai, Francisco Braz de Oliveira, foi um grande amante do futebol. Começou jogar bola muito cedo e ainda  jovem na cidade Picos, onde defendeu a camisa do SEP, Sociedade Esportiva de Picos, que participou de jogos em todo estado.

Em Jaicós defendeu o Cruzeiro, um grande time fundado pelo seu pai, conquistando inúmeras vitórias dentro e fora de casa.

Fundou o Calixtão e foi titular da seleção de Jaicós, colecionando inúmeras vitórias e troféus.

Tinha como seu time do coração o Vasco da Gama.

Em meados dos anos 70 até a década de 80,  Zé Gordim atingiu seu auge na arte de jogar bola, dando alegria no futebol jaicoense jogando lado a lado com seus pares que também partiram para a mora eterna, e aqui em nome dessa gestão queremos lembrar o nome do saudoso armador Flávio Freire, do atacante de dribles rápidos Sebastião de Betim, do ponta esquerda Buguinha, o ponteiro direito Chico Neguinho que eu vi com o seu forte chute no gool furar um rede. E lembrar também  do melhor goleiro da história do esporte jaicoense o saudoso Bugara do juiz esportista Valmir de Pedim, do grande incentivador o pai de Zé Gordim Seu Braz, da grande e vibrante torcedora a saudosa Teresinha Dias

Os jogadores aqui mencionados assim como o nosso querido Zé Gordim, já partiram,mas  suas jogadas de craques estão gravadas em nossas memórias que tivemos a alegria de vê-los jogar e matar a saudade no peito driblando a emoção e hoje outros craques repetem as suas jogadas e ainda na rede balança seu último gol, parafrazeando o poeta Moacir Franco.

José Calixto de Oliveira, faleceu em 1º de outubro de 2020, o esporte de Jaicós sente saudades suas.”

Osmildo Oliveira, secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, também coordenador da Copa Galo, falou na abertura do evento.

“Queremos agradecer ao apoio total do prefeito Neném de Edite na realizaçaõ desta Copa Galo, as equipes e aos jogadores, e queremos desejar um campeonato tranquilo. É um campeonato longo, vai até o dia 16 de agosto e até lá esperamos a colaboração de todos para que possamos realizar uma excelente competição, como sempre fizemos nas edições anteriores”, disse.

A partida de abertura da Copa Galo de Futebol Amador foi entre o atual campeão da competição Cerâmica e o Bayer.

O jogo foi lá e cá, técnico, mas de poucas oportunidades de gol.

As duas equipes chegaram ao término do embate sem registro de gols, empatadas em 0x0.

Tyson da Cerâmica foi escolhido o melhor jogador da partida e recebeu da Galo Farma a premiação de R$ 50,00.

Mais imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais