Atendimentos médicos e atividades recreativas com crianças e adolescentes encerram as ações do Impacto Sertão Livre em Patos do Piauí

Atendimentos médicos, odontológicos e atividades recreativas com crianças e adolescentes encerraram neste sábado (30.jul) as ações do projeto Sertão Livre no município de Patos do Piauí.

Os atendimentos com médicos, psicólogos e dentistas foram realizados na Unidade Básica de Saúde Aluízio Coelho dos Reis na sede do município.

Já as atividades com crianças e adolescentes foram realizadas na Quadra Poliesportiva do centro da cidade.

O projeto Impacto Sertão Livre, com o apoio da Prefeitura de Patos do Piauí, desenvolveu ações no município de 24 a 30 de julho.

Durante este período foram realizados cursos profissionalizantes, visitas às casas das comunidades, atividades pedagógicas, recreativas e esportivas com crianças e adolescentes, atendimentos e exames multidisciplinares de saúde, palestras, atividades culturais, musicais e recreativas nas praças da cidade.

Durante o evento, também foram prestados serviços de utilidade pública, com atendimentos individualizados sobre direitos e benefícios sociais e esclarecimento de dúvidas da população pela Defensoria Pública da União do Piauí.

O Impacto Sertão Livre é uma mobilização de voluntários com apoio de instituições parceiras que acreditam na transformação das comunidades sertanejas por meio de ações concretas.

Daniela Pires, coordenadora do Impacto Sertão Livre, falou sobre as ações do projeto.

“Patos é a nossa 17ª  cidade onde a gente tá fazendo as edições do impacto. Ele é um projeto que mobiliza voluntários de todo o Brasil nas suas diversas áreas e traz para as cidades com o objetivo de servir. A gente serve na área da saúde, na área das crianças e na área de visitas que é a área onde a gente vai mobilizando as pessoas para nos conhecerem, entenderem o trabalho que tá sendo feito e a gente faz isso também em parceria com a Defensoria Pública da União, que fica sempre atendendo nas cidades onde a gente passa. A gente traz cursos profissionalizantes de um parceiro de Teresina e oficinas de artesanato, oficinas criativas com as mulheres e com os jovens que a gente também realizou aqui.”

Daniela falou também sobre a receptividade e acolhida do projeto no município de Patos.

“ A gente já viu um grande engajamento, um grande envolvimento da população, tanto à noite, quando a gente faz os eventos na praça, nas atividades das crianças. Na saúde também o engajamento foi muito bom, a gente contou aí com a a coordenação, a direção, o apoio fundamental da secretária de saúde, a Auzeni, com as ACS’s, as coordenadoras do PSF, as agentes dos postos, a secretária de Educação, Sueli, que mobilizou também as escolas e disponibilizou para que a gente pudesse utilizar. A gente traz muitos profissionais, não cabe na UBS. E pra gente conseguir dar esse atendimento bem mais rápido, a gente precisa mesmo de apoio e desse espaço. Então, elas disponibilizaram, puseram carteira, estrutura, cozinha, o transporte. Esse projeto, ele não é bem sucedido se a gente não tiver muito alinhado com as autoridades da administração local. A gente precisa que o prefeito concorde, que ele libere o espaço público da praça para a gente realizar os eventos. Precisamos da permissão dele para liberar as escolas, onde os voluntários se hospedam. Dos transportes públicos, que é fundamental para levar as nossas equipes”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, disse que a passagem do projeto pelo município, só trouxe benefícios.

“Foram dias de intensas atividades aqui em Patos. Não dá nem para calcular no geral os benefícios que o Impacto Sertão Livre trouxe para a nossa comunidade. Só na área da saúde foram realizados 1.387 atendimentos, isso neste curto espaço de tempo de uma semana. Só temos a agradecer a toda a equipe de profissionais, voluntários que servem ao próximo pelo prazer de servir”, e confessou “já estamos com saudade de todos eles. A cidade vai ficar vazia sem a presença deles.”

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais