Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são homenageados pela Câmara Municipal de Jaicós

Em Sessão Solene presidida pelo vereador Bosquino (PSD)  autor da propositura, as duas categorias foram lembradas pela importância do trabalho que realizam na promoção e prevenção da saúde da população.

A solenidade contou com a presença dos demais vereadores, prefeito Neném de Edite, dos secretários municipais, Deusmar Costa (Gabinete) e Audeli Couitnho (Saúde); representante do Sindicato dos ACS e ACE do Piauí, Manoel João; representante dos ACS, Dedé e a representante dos ACE, Jucélia; diretora do Hospital Florisa Silva, Auzenir Menezes; enfermeira Mercês, ex-vereador Ivo Farias e os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O prefeito Neném de Edite destacou a parceria que sempre teve com os profissionais homenageados.

“Sempre fui parceiro dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, e vocês tem conhecimento disso. Vocês são o para-choque, vocês tem todo contato com a sociedade. São vocês quem trazem as necessidades, que trazem as demandas da população para Secretaria de Saúde, para o Hospital de Florisa Silva”, e ressaltou “demos abono salarial, demos incentivo, aprovamos a lei, sancionamos a lei do piso nacional e, quando precisam do transporte para passeio, para curso de qualificação, sempre atendemos, e é isso que eu quero, contribuir com Jaicós, contribuir com vocês.”

O presidente da Casa Legislativa, vereador Bosquinho falou sobre a homenagem e importância do trabalho dos agentes no município.

“Quero aqui agradecer a presença de todos os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Essa homenagem já havia sido pensada anteriormente. Dedé havia nos proposto e ficamos apenas de marcar o dia. Finalmente definimos a data e estamos realziando esse compromisso que havíamos assumido com Dedé e Jucélia”, e continuou “pelos relatos, pelos registros que pude ouvir aqui, atentamente, é visível os avanços que vocês agentes de saúde, agentes de combates de endemias, já ganharam na suas carreiras como também proporcionaram aos cidadãos.  Dedé mostrou aqui a primeira cartilha, o primeiro cartão, pude ouvir atentamente quando Dona Mercês falou que hoje se trabalha no município com tecnologia, ou seja, é prontuário eletrônico, é tablet”, e ao concluir disse “eu não sabia que era a primeira sessão em homenagem a vocês, mais uma vez a nossa gestão faz história nessa câmara e quero dizer que fico muito feliz pela presença de todos vocês aqui.”

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, falou sobre a importância da homenagem.

“Momento de festa pelas leis e garantias que todos vocês já conseguiram. Parabenizar também a classe por ser uma classe unida. Nós tivemos aqui, agora,  Dedé apresentando a cartilha de vários anos atrás, mostrando assim, que tem comprometimento de guarda, eu não sei se todas as classes tem esse manual desde o início, e hoje já tem várias cartilhas diferentes, mas ele teve essa essa ideia de trazer para mostrar o quanto eles são organizados, de manter desde o início e ter o cuidado para hoje trinta e um anos depois, apresentar uma  cartilha ainda em estado de conservação. Finalizo parabenizando a classe e dizer que a gestão, a Secretaria de Saúde, desde que iniciamos, sempre estamos parceiros dos agentes comunitários de saúde e de endemias.”

Juntos, os representante dos ACE, Dedé e a representante dos ACE, Jucélia, falaram da presente homenagem.

“Esse é um momento que foi muito aguardado pela nossa categoria desde quando foi instituído o dia do ACS e ACE em 04 de outubro de 2007, pela Lei 11.585. Foi uma longa espera aguardando essa sessão em nossa homenagem. Mas, tudo tem o propósito de Deus, e nada mais gratificante do que louvar a Deus por estarmos aqui vivendo este momento.”

Manoel João, representante estadual dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, expressou seu sentimento durante a homenagem.

“Quero dizer que é uma grande alegria estar participando aqui, desta Sessão Solene em homenagem aos agentes de saúde e de endemias. Isso nos mostra o respeito que o município tem por todos vocês. Não é à toa que vocês chegaram aonde chegaram”, disse.

Vereadores, vereadores, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e outros profissionais, também usaram a tribuna da Casa durante a sessão.

Após os pronunciamentos foi realizado o sorteio de brindes entre os profissionais homenageados.

Todas as imagens

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais