Jaicós: secretária de Saúde e coordenadora de Vigilância Epidemiológica participam em Teresina da Semana Estadual de Tuberculose do Piauí

A secretária municipal de Saúde de Jaicós, Audeli Coutinho e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Melissa Flávia, estão participando em Teresina da II Semana Estadual de Tuberculose do Piauí.

O evento que teve início ontem, quinta-feira (13.out) e tem continuidade hoje, sexta-feira (14.out), está sendo realizado no auditório da AAPPM e  é organizado pela Sesapi, através da Supervisão de Tuberculose da coordenação de doenças transmissíveis da secretaria e do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

A Semana Estadual de Tuberculose do Piauí traz discussões a cerca da doença, além de apresentar dados atualizados da tuberculose dentro do estado contextualizando o agravo como um problema de saúde pública.

Ivone Venâncio, supervisora da tuberculose dentro da Secretaria de Estado da Saúde destaca a importância de trabalhar essas informações com todos os profissionais e órgãos possíveis, para que assim possa ser feito um trabalho conjunto e integrado dentro do estado para o enfrentamento da doença.

“A tuberculose é um problema grave de saúde pública dentro do Brasil que precisa de atenção. Devido a pandemia de Covid-19, nós sabemos que a tuberculose entrou para o hall de doenças negligenciadas bem como outras doenças crônicas, como a hanseníase, mas precisamos que a tuberculose entre em evidência, uma vez que o tratamento necessário para a cura necessita de um período maior”, explicou a supervisora da pasta.

O estado conta hoje com 1015 novos casos notificados da doença, destes, 745 casos são a forma pulmonar da doença que apresenta alta transmissibilidade. Em relação à mortalidade, o estado passou de uma taxa de 1,6 mortes por 100 mil habitantes em 2019 para uma taxa de 2 mortes a cada 100 mil habitantes em 2021, o que preocupa ainda mais.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais