Vereador Jessé Gonçalo solicita construção de cisternas para agricultores na zona rural de Jaicós

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou nesta na sessão desta sexta-feira (17.fev) requerimento de autoria do vereador Jessé Gonçalo (PSD), solicitando ao ministro José Welligton de Araújo Barroso Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a construção de cisternas para agricultores na zona rural de Jaicós.

Para o vereador “A solução para o enfrentamento da seca e dos problemas de abastecimento no Semiárido brasileiro é o Programa Cisternas, que nasceu de uma demanda e parceria entre a sociedade civil, organizações não governamentais e o Estado. Tenho andado em varias lares e sou procurado ainda por muitas famílias jaicoenses que não têm cisternas no nosso semiárido e se essas famílias não têm cisterna, elas não têm onde estocar a água. Além disso, ela é um equipamento que gera cidadania, porque é construída em comunidade, com os próprios meios. Ela tem um peso muito importante, pois o programa possibilita a implantação e a melhoria da estrutura produtiva dos beneficiários, além do acúmulo de patrimônio produtivo (com a aquisição ou a ampliação dos rebanhos).

O Programa Cisternas promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e a produção de alimentos. As cisternas são soluções simples para captar e armazenar a água da chuva durante os períodos de seca.

A fila de espera por uma cisterna de primeira água destinada para consumo doméstico, segundo a ASA (Articulação do Semiárido, entidade que reúne 3.000 organizações sociais dos nove Estados da região semiárida) chega a 350 mil famílias.

Nos últimos 15 anos foram construídos mais de 1,2 milhão desses equipamentos já para as cisternas de segunda água destinada à pequena agricultura e à criação de animais – há uma necessidade de 600 mil equipamentos

Pelas razões ora expostas, como representante do Município nesta Casa, rogo o apoio e uma resposta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)”, discorreu Jessé em seu requerimento.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais