Operadoras de telefonia vão ativar o 5G em mais 12 cidades do Piauí; veja quais!

O sinal 5G, tecnologia que possibilita uma maior velocidade na internet, vai chegar agora a mais 347 cidades brasileiras, dentre elas, 12 são do Piauí: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária e União.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, antecipou a liberação da frequência para mais locais, permitindo que as operadoras Claro, Tim e Vivo implementem o sinal em mais municípios brasileiros.

O 5G já está no Brasil desde julho do ano passado, mas o sinal de quinta geração ainda não foi implementado em várias regiões.

O 5G no Brasil

As operadoras de telefonia e internet, Tim, Claro e Vivo, arremataram os lotes da faixa de 3,5GHz, principal leilão do 5G.

As empresas terão um prazo para implementação de uma nova infraestrutura que poderá levar tecnologia de última geração para novas localidades.

A liberação do espectro nas novas localidades vai impactar na vida de mais de 19,5 milhões de brasileiros.

Mas, para isso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia, permitindo o acesso ao 5G Standalone. No país, há 487 localidades que têm acesso ao 3,5GHz (5G).

Todas das capitais

No país, todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e outras localidades menores já tem a tecnologia 5G.

Com a nova liberação da Anatel, o espectro 3,5GHz passa a ficar disponível em mais 487 municípios brasileiros.

Porém, os prazos para a implementação total do 5G estão distantes: até julho de 2029 para instalar uma antena para cada 15 mil habitantes nos municípios menores, com mais de 30 mil habitantes.

Os prazos mudam de acordo com o ano. Em 2028, a meta é uma antena para cada 15 mil habitantes em pelo menos 50% dos municípios com mais de 30 mil habitantes. Esses compromissos foram assumidos pelas empresas ao arrematar lotes da frequência 3,5GHz.

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais