NOVEMBRO AZUL: Saúde de Jaicós realiza ação preventiva ao câncer de próstata na segunda-feira (27) no CCI

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar às 9h da segunda-feira (27.nov), ação alusiva ao Novembro Azul – campanha nacional de cuidado à saúde do homem, que promove a prevenção ao câncer de próstata. O evento vai contecer no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) no bairro serranópolis

No local, serão foram disponibilizados exames de PSA (Próstata), testagem rápida, aferição de pressão arterial, vacinas e café da mnhã.

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, reforça a importância da participação dos homens no evento. “Nós sabemos que a prevenção, bem como a descoberta precoce dos problemas que afetam os homens de uma forma geral, principalmente do câncer de próstata, devido sua gravidade, é muito importante. E ação como essa que vaia contecer na segunda-feira, é uma oportunidade de esclarecimentos e conscientização sobre a doença”, pontua.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entres os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata.

Mesmo com a incidência da doença sendo alta, muitas vezes, o assunto não é tratado com a devida atenção e importância pelos homens. O câncer de próstata está relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença.

O câncer de próstata é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da próstata, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam resultados positivos ao tratamento e aumentam as chances de cura da doença.

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais