Destaques

JAICÓS: saúde municipal promove conscientização sobre a Hanseníase durante todo o mês de janeiro

Janeiro é o mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A campanha “Janeiro Roxo”, oficializada pelo Ministério da Saúde em 2016, utiliza a cor roxa para reforçar a importância da prevenção e do tratamento precoce.

Em Jaicós, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão promovendo palestras e rodas de conversa durante todo o mês de janeiro de 2025. O objetivo é orientar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase, contribuindo para a redução de casos e prevenindo incapacidades físicas.

O que é hanseníase?

A hanseníase pode afetar a pele, os nervos periféricos e, em casos mais graves, outros órgãos. Quando não diagnosticada e tratada no início, pode levar a sérias complicações, incluindo a incapacidade física.

Informações importantes sobre a doença:

  • Transmissão: A hanseníase é transmitida por meio de contato prolongado com uma pessoa doente e sem tratamento.
  • Diagnóstico: O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde, geralmente em uma Unidade Básica de Saúde.
  • Tratamento: Disponível gratuitamente no SUS, é realizado nos postos de saúde.
  • Identificação precoce: O tratamento precoce evita danos aos nervos e complicações nos movimentos.

Sintomas da hanseníase:

  • Manchas na pele que podem ser mais claras ou avermelhadas.
  • Alterações de sensibilidade nas manchas.
  • Sensações de choque, dormência ou fisgada nos pés e mãos.

Importante: procure a Unidade de Saúde mais próxima

Caso identifique algum sintoma ou tenha dúvidas, procure a Unidade de Saúde mais próxima. Em Jaicós, as UBS que estarão participando da campanha incluem:

  • UBS Adão Barbosa (Várzea Queimada)
  • UBS Domingos José da Silva (Esquisito)
  • UBS Joana Carmina da Costa (Pau do Inxúi)
  • UBS Dr. Lurdinha Crisanto
  • Policlínica Municipal Amélia Crisanto
  • UBS Maria das Mercês de Lima (Croazal)
  • UBS Marcos José de Sousa (Santo Antônio)
  • UBS Tanque dos Batista
  • UBS Auberto Bessa Luz
  • UBS Maria de Jesus

Fonte: Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *