Justiça mantém prisão de ex-prefeito por plantação de maconha; advogados alegam problemas de saúde
A Justiça do Piauí rejeitou o pedido de soltura do ex-prefeito de Sebastião Barros (PI), Nivaldo Roberto Nogueira, detido desde março após a polícia descobrir uma plantação de maconha em sua propriedade. A defesa alegou que ele enfrenta problemas de saúde, levando o juiz a solicitar exames médicos.
Os advogados de Nivaldo argumentaram que a decisão judicial carecia de fundamentação consistente, pois teria sido baseada em informações desatualizadas que não refletiam a situação atual do investigado. Além disso, sustentaram que não há provas suficientes para vinculá-lo diretamente ao crime, já que o terreno onde a droga foi encontrada, segundo eles, não estava mais em sua posse.
Entretanto, ao analisar o pedido, a Justiça concluiu que não houve qualquer fato novo que justificasse a revogação da prisão preventiva. A decisão ressaltou o risco à ordem pública, considerando a gravidade da infração, a dimensão da plantação e as condições em que era mantida. Também foi mencionada a apreensão de armas de fogo, incluindo uma sem registro, como fator que reforça a periculosidade do investigado.
A plantação ilegal
A roça de maconha ocupava aproximadamente três hectares e tinha uma capacidade produtiva estimada em 13 toneladas da droga. Durante a operação conduzida pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), quatro pessoas foram presas, incluindo uma mulher. Os detidos são naturais dos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco. Além de erradicar a plantação, as forças de segurança apreenderam um rifle calibre .22 e diversos materiais usados para o tráfico de entorpecentes. Após a perícia, toda a lavoura foi incinerada no local.
Fonte: 180graus
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

