Jaicós: Hospital Florisa Silva celebra “Agosto Dourado” incentivando o aleitamento materno

O Hospital Florisa Silva em Jaicós, realizou nesta segunda-feira (9.ago) uma ação de conscientização da Campanha “Agosto Dourado” com mães que deram a luz no próprio hospital. Ação da  campanha busca conscientizar sobre o apoio à prática do aleitamento, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. Criada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a cor dourada do laço relaciona o leite materno ao padrão ouro. Este ano a campanha tem como tema: “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”

O evento contou com a presença do prefeito Neném de Edite, da diretora do hospital, Ausenir Meneses, funcionários do hospital, mães que deram a luz no último sábado (7.ago) no hospital, acompanhantes e familiares.

A assistente social do hospital Florisa Silva, Edilma Maria, inicilamente falou sobre o “Agosto Dourado”: “Ele simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, e acresecentou “proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos. A mulher precisa ser apoiada pelo companheiro, pela família, pelos profissionais da saúde que forem atendê-la, por toda sua rede de apoio. É um momento único na vida da mulher, que precisa do apoio de todos ao seu redor, pois a amamentação nem sempre é fácil.”

O enfermeiro Maurilo Franco ministrou a palestra sobre  “Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”. Ele explicou que “o aleitamento materno reduz em 93% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade”.

O prefeito Neném de Edite felicitou a diretora do Hospital Florisa Silva, Ausenir Meneses e toda a equipe técnica pelo trabalho desenvolvido, e em seguida se dirigiu as mães presentes: “Vocês estão de parabéns! Parabéns pelos filhos que nasceram saudáveis e por terem nascido aqui, em Jaicós, sem que vocês tivesses que ir para outra cidade. Isso só está sendo possível porque nós investimos neste hospital. Reabrimos o centro cirúrgico com recursos próprios do município e contratamos dois médicos competentes, Dr. Jonas e Dr. Clodoaldo”, e acrescentou “desde que rabrimos este centro cirúrgico em fevereiro deste ano, 171 cirurgias, entre cesariana, histerectomia, ooferoctomia, hernioplastia, laqueadura, hemorroidectomia e postectomia, foram realizadas. Isso foi um desafio enorme para nós, reabrir um centro cirúrgico com recursos próprios em pleana pandemia. Mas, graças a Deus está dandoc erto e vocês são as grande beneficiadas”, e ressaltou “continuamos investindo. Estamos realizando a triagem neonatal, com a realização dos testes do pezinho, da linguinha, da orelinha e do coraçãozinho. Estes  exames são realizados para detectar alguma alteração na saúde dos recém-nascidos”, esclareceu.

A diretora do Hospital Florisa Silva, Ausenir Meneses, em breves palavras agradeceu o apoio recebido da gestão municipal: “Quero agradecer a todos os presentes, em espcial ao prefeito Neném de Edite pelo apoio que tem dado ao hospital, a toda a equipe que aqui, trabalha e parabenizar vocês, mães pelos filhos. Dizer que podem continuar contando com a gente a todo momento”.

As mães também receberam o kit enxoval das mãos do prefeito Neném de Edite e da secretaria municipal de Assitência Social, Oziana Oliveira.

Dona Amélia, mãe de Marilândia, que deu a luz no final de semana, falou do atendimento que ambas receberam no hospital: “Só tenho que agradecer a Deus em primeiro lugar, depois ao prefeito Neném de Edite. Fazia tempo que eu não tinha andado neste hospital. Vim somente agora porque minha filha foi ganhar o filho. Tá tudo mudado, diferente. Mudou para melhor. Todos estão de parabéns.”

Dona Simplícia que estava acompanhando sua filha, Marquisandra, que teve bebê também no sábado, falou do atendimento: “Tudo muito bom. A comida, as enfermeiras, muito cuidado com a gente. Realmente o Neném de Edite mudo este hospital para melhor”, comentou.

As mães, acompanhantes, profissionais e demais pessoas presentes foram agraciados com um vasto café da manhã.

Após o café da manhã, os quatro recém-nascidos foram levados para fazer os exames do pezinho e do coraçãozinho, dentro do próprio hospital.

O Hospital Florisa Silva realiza a triagem neonatal com os recém-nascidos, que é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas, no período neonatal a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.

O hospital Florisa Silva realiza quatro testes de triagem neonatal, com agendamento de segunda a sexta-feira pela manhã, na recepção do próprio hospital.

Teste do pezinho: atendimento toda segunda-feira, das 8h às 11h com a profissional Ana Júlia.

Teste do coraçãozinho: atendimento toda segunda-feira, das 8h às 11h com a profissional Janyelly.

Teste da linguinha: atendimento na primeira quarta-feira de cada mês, das 8h às 11h com a fonoaudióloga Lynna Laura.

Teste da orelinha: atendimento na primeira quarta-feira de cada mês, das 8h às 11h com a fonoaudióloga Lynna Laura.

Mais fotos da ação do Agosto Dourado no Florisa Silva:

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais