Patos do Piauí: Secretaria Municipal de Assistência Social realiza XIII conferência
A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (20.ago) no Cras, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento conta com a participação de Autoridades do Poder Executivo, Poder Legislativo, representantes de conselhos e associações, ONGs, usuários da Assistência Social, Segurança Pública, profissionais das demais áreas, estudantes, crianças, adolescentes e toda a sociedade civil.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Meiryana Leão, fez a abertura do evento e apresentou o Regimento Interno da Conferência.
O prefeito Joaquim Neto (PSD) fez seu pronunciamento e destacou a importância do fortalecimento do SUAS, a partir das discussões e colaborações apresentadas durante a conferência.
A Secretária Municipal de Saúde, Auzeni Costa, também esteve presente e participou da abertura conferência.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Franciana Carvalho, destacou que a conferência tem como objetivo principal analisar, avaliar e mobilizar os cidadãos em defesa da Assistência Social como política pública.
O vereador Wilson Vieira usou suas palavras para reforçar a importância da atuação de todo o sistema da Assistência Social para minimizar as vulnerabilidades sociais presentes em nosso município.
A Banda Marcial Teresinha Dias fez a apresentação dos Hinos durante a Abertura da XIII Conferência Municipal de Assistência Social.
A XIII Conferência Municipal de Assistência Social foi conduzida por Valdete Rodrigues de Aquino. O conferencista é assistente social; especialista em psicopedagogia clínica e institucional e em elaboração de projeto.
Durante a palestra magna da XIII Conferência de Assistência, Valdete Aquino abordou sobre os avanços e desafios na trajetória da Política de Assistência Social. Apresentou também os 5 eixos de discussão e explicou sobre a atual situação da política na área e a união, o estado e o município.
Os eixos discutidos foram:
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Por Ascom