Prefeito Neném de Edite participa em Teresina de encontro promovido pelo TCE-PI com gestores para discutir a Educação Infantil

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (25.ago), juntamente como secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua o “Tontonho” e o procurador Geral do município, Dr. Guilherme Bento Soares, de um encontro com gestores para discutir a Educação Infantil.

Para a promotora de Justiça do Ministério Público do Piauí, Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC/MPPI), é necessário apoiar os municípios nas metas e na garantia de direitos. “A educação infantil não é mais vista como assistência social. Ela é uma etapa da educação básica que antecede as demais. Já está provado que, caso as crianças não adquiram certos conhecimentos na abertura do aprendizado, fica difícil adquirirem depois”, afirmou.

Para o conselheiro em exercício, Jaylson Campêlo, relator do processo que determina o acompanhamento, o propósito da reunião técnica é melhorar a educação infantil das doze cidades. “O Tribunal de Contas não executa nenhuma política pública, essa é a função dos gestores. Porém, nós podemos indicar caminhos. Queremos trabalhar conjuntamente nesse planejamento e apontar soluções”, destacou.

Enquanto saudava os gestores municipais, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, reforçou a posição pedagógica e orientadora do órgão de controle externo no cumprimento das políticas públicas educacionais. “Com acompanhamento, temos todas as condições para atingir a meta 01 do PNE até 2024. Todos os prefeitos e secretários municipais são fundamentais nesse processo e o Tribunal de Contas será um grande parceiro na avaliação de todas as ações na educação infantil”, disse.

A apresentação da equipe de auditores responsável pelo trabalho foi feita pelo diretor de Fiscalizações Especializadas (DFESP), Gilson Araújo. O auditor de controle externo também refletiu com os gestores municipais sobre a relevância dessa fase da educação. “É na educação infantil que a criança começa a transformar, inclusive, a realidade da sua família”, pontuou.

Dando continuidade, a chefe da Divisão de Fiscalização da Educação, Carolline Leite, explicou pontos importantes, como quais municípios foram contemplados para o acompanhamento, o porquê de o processo ter sido instaurado, principais aspectos da educação infantil, entre outros pontos.

Por Portal Saiba Mais, com informações do TCE-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais