Secretaria de Meio Ambiente e ICMBio enviam reforços para combater incêndio nas serras entre Piauí e Ceará

Para auxiliar no combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros do Piauí solicitou ao Governo do Ceará a aeronave da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é lançar água nas linhas de fogo e transportar as equipes para áreas de difícil acesso.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviaram nesta segunda-feira (6) reforços para combater o incêndio nas serras na divisa do Piauí com Ceará, região Norte dos estados.

O fogo começou há duas semanas em Poranga, no Ceará, e avançou para as cidades de Milton Brandão e Buriti dos Montes, no Piauí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio já atingiu 18.620 mil hectares de vegetação, o equivalente a 18 mil estádios de futebol.

“A Semar enviou duas equipes e o ICMBio mandou sete brigadistas para reforçar o combate em Milton Brandão, onde as chamas vêm avançando para a comunidade de Bom Princípio. A situação mais crítica é nessa região, onde os ventos de 14 km/h e a vegetação seca favorecem a propagação mais rápida do fogo”, explicou o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros.

Para auxiliar no combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros do Piauí solicitou ao Governo do Ceará a aeronave da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é lançar água nas linhas de fogo e transportar as equipes para áreas de difícil acesso.

Brigadistas percorrem até 10 km e carregam bolsa com água de 22 quilos para combater incêndio no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Brigadistas percorrem até 10 km e carregam bolsa com água de 22 quilos para combater incêndio no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

“Às vezes por conta da falta de acesso, os veículos não entram e nossas equipes precisam caminhar de 3 km até 10 km, entrando na mata fechada, carregando mochila costal de 22 quilos“, contou o brigadista Milton Damasceno.

Do outro lado da serra, em Buriti dos Montes, os focos tinham sido controlados na comunidade Conceição dos Marreiros, mas reacenderam no fim de semana. A prefeitura cedeu maquinários para abrir aceiros, que são cortes na mata para impedir que o fogo se alastre.

Bombeiros abrem caminhos na mata para combater incêndio na divisa com Ceará
Bombeiros abrem caminhos na mata para combater incêndio na divisa com Ceará

O criador Francisco Luiz Passos está aflito com a situação. Ele já mudou os animais de lugar para proteger a criação.

“O período de maior medo é durante o dia. O sol e o vento, tenho medo do fogo avançar”, declarou.

Fogo atingiu comunidades e gerou prejuízos

Incêndio em serras na divisa do Piauí com Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Incêndio em serras na divisa do Piauí com Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Na sexta (3), em Buriti dos Montes, Norte do Piauí, onde o fogo atingiu as comunidades Jatobá dos Marques e Conselho. Famílias perderam plantações e placas solares.

“Na noite da quinta-feira choveu um pouco, aliviando o incêndio em determinadas áreas, mas o fogo avançou em outras frentes. O problema é que a região atingida pelo fogo é extensa, vegetação seca e com ventos de 13 km/h, fazendo com que as chamas rompam as barreiras naturais”, explicou o coronel.

Fogo na divisa do Piauí com Ceará já dura mais de uma semana
Fogo na divisa do Piauí com Ceará já dura mais de uma semana

O Corpo de Bombeiros tem utilizado drones e mapas via satélite para monitorar o avanço das chamas. O G1 teve acesso às imagens registradas pelos aparelhos, onde é possível observar os focos de incêndio e a fumaça que tomou conta da área. Em alguns trechos, é possível ver a vegetação sendo consumida pelo fogo.

Por Catarina Costa, G1 PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais