Vereadores de Jaicós cobram dos governos: federal, estadual e do Exército melhoria no abastecimento de água do município

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou na sexta-feira (07.jun) dois requerimentos assinados em conjunto pelos vereadores: Bosquinho (MDB), Jessé (PSC), Mocinha (PSD) e Sirlene Lopes (PPL).

Nos dois requerimentos os vereadores solicitam apoio para a melhoria do abastecimento de água no município.

No primeiro que será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, Governo do Piauí e Secretaria de Estado da Defesa Civil, eles solicitam o abastecimento de carros pipas pela Secretaria de Defesa Civil, no município de Jaicós, justificando.

“Nosso município passa por dificuldades com relação a abastecimento de água, e é inaceitável a diminuição das carradas de água que fazem essa distribuição. Ou seja, o município deveria ser contemplado por mais serviços desse tipo e não ter os serviços diminuídos.

A estiagem e a seca, segundo dados fornecidos pelo site Observatório da Seca (2018 e 2019), do Governo Federal, atingem boa parcela do território brasileiro, principalmente o semiárido nordestino e parte do norte de Minas Gerais. A recorrência dos fenômenos tem diminuído significativamente a oferta de água potável ao longo dos anos. Ao governo, responsável pela garantia do direito fundamental dos cidadãos, cabe à responsabilidade de criar meios para o fornecimento desse recurso.”

No segundo requerimento os vereadores solicitam ao 25° Batalhão de Caçadores, a correção da desproporção da oferta das carradas de água e credenciamento/recredenciamento das cisternas das que foram excluídas e do programa no município de Jaicós, bem como, das novas construídas.

“Atualmente o município teve uma redução das carradas de água que abastecem a zona rural. Precisamente o município de Jaicós será atendido com 270 carradas para o mês de junho/2019, quantidade esta inviável e desproporcional para atender a demanda do nosso município.

Nosso município passa por dificuldades com relação a abastecimento de água, e é inaceitável a diminuição das carradas de água que fazem essa distribuição. Ou seja, o município deveria ser contemplado por mais serviços desse tipo e não ter os serviços diminuídos.

A estiagem e a seca, segundo dados fornecidos pelo site Observatório da Seca (2018 e 2019), do Governo Federal, atingem boa parcela do território brasileiro, principalmente o semiárido nordestino e parte do norte de Minas Gerais. A recorrência dos fenômenos tem diminuído significativamente a oferta de água potável ao longo dos anos. Ao governo, responsável pela garantia do direito fundamental dos cidadãos, cabe à responsabilidade de criar meios para o fornecimento desse recurso.

Nesse sentido, foi implantado o programa de distribuição de água potável, tendo a Operação Carro-pipa (OCP) como ação que atende todos os estados brasileiros afetados pela escassez de água. (PORTARIA INTERMINISTERIAL nº 01/MI/MD, 2012). A Operação Carro-pipa, como dispõe a referida portaria, consiste em atividade complementar de distribuição de água potável para o consumo humano, a qual é realizada por meio dos denominados “carros-pipa” às populações rurais e urbanas atingidas pela estiagem, sendo dada a prioridade aos municípios que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública devidamente reconhecida por ato do Governo Federal.

A distribuição da água potável pela Operação, portanto, não objetiva suprir todas as necessidades diárias das pessoas atendidas, mas ocupa-se de assegurar o mínimo suficiente para as atividades imprescindíveis de alimentação e hidratação do corpo humano. O Exército, em linhas gerais, é responsável por desenvolver o planejamento tático, administrar os recursos orçamentários, contratar os produtos e serviços necessários para a realização da OCP e fiscalizar os trabalhos de distribuição da água, desempenhados pelos profissionais detentores de carros-pipa contratados para transportar água potável à população, conhecidos como “pipeiros”, dentre outras atribuições necessárias para o funcionamento da referida Operação”, justificaram os vereadores.

Fonte: Portal saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais