Municípios

Caso Tatiana Medeiros: quatro réus ficam em silêncio no 4º dia de audiência em Teresina

Os réus que se mantiveram em silêncio são familiares da vereadora.

O quarto dia da audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros e de outros oito réus foi encerrado por volta das 13h20 desta quinta-feira (27). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), 12 testemunhas foram ouvidas e outras quatro, dispensadas.

Quatro denunciados, que seriam ouvidos apenas na sexta-feira (28), tiveram os depoimentos antecipados para esta quinta-feira visando dar celeridade ao processo. No entanto, todos optaram por exercer o direito ao silêncio. Os réus que se mantiveram em silêncio são familiares da vereadora:

  • Lucas de Carvalho Dias Sena (cunhado).
  • Stênio Ferreira Santos (padrasto);
  • Maria Odélia de Aguiar Medeiros (mãe);
  • Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (irmã);

O caso

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa pela Polícia Federal, no dia 3 de abril, durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral. Atualmente, a parlamentar cumpre prisão domiciliar desde o dia 3 de maio, com o uso de tornozeleira eletrônica.

A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre vereadora eleita na capital piauiense e “expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado”.

Segundo a Polícia Federal, há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental.

Além das medidas judiciais, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da organização não governamental (ONG) “Vamos Juntos”, mantida pela vereadora.

Veja a lista dos réus do processo:

  • Tatiana Teixeira Medeiros (Vereadora): Organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, peculato e lavagem de dinheiro.
  • Alandilson Cardoso Passos (Namorado): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, agiotagem e lavagem de dinheiro.
  • Stênio Ferreira Santos (Padrasto): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, peculato, apropriação indébita eleitoral, agiotagem e lavagem de dinheiro.
  • Maria Odélia de Aguiar Medeiros (Mãe): Organização criminosa, corrupção eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro.
  • Emanuelly Pinho de Melo (Assessora): Organização criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
  • Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (Irmã): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
  • Lucas de Carvalho Dias Sena (Cunhado): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
  • Bruna Raquel Lima Sousa e Sávio de Carvalho França (Funcionários da ONG Vamos Juntos): Organização criminosa e corrupção eleitoral.

Por Letícia Lima/Portal Clube News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *