Destaques

Safra de caju no Piauí cai 42% e estado perde 2ª posição nacional

Produção recua para 14,5 mil toneladas em 2025; seca e pragas explicam queda, diz IBGE

A produção de castanha de caju no Piauí caiu 42,6% em 2025 na comparação com o ano anterior, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE. Com o recuo, o estado perdeu a segunda colocação no ranking nacional e foi ultrapassado pelo Rio Grande do Norte.

Em números absolutos, a produção piauiense passou de 25,3 mil toneladas em 2024 para 14,5 mil toneladas neste ano — a maior queda proporcional entre os estados produtores. O resultado reduziu a participação do Piauí para 10,69% da produção nacional.

De acordo com Pedro Andrade, chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no estado, a retração está diretamente associada à irregularidade das chuvas e à incidência de pragas nas áreas de cultivo. “Esses fatores afetaram de forma significativa o rendimento das lavouras”, afirmou.

A queda se soma a um movimento de longo prazo. Pela série histórica do LSPA, o pico da produção no Piauí ocorreu em 2008, com 56,2 mil toneladas. De lá até 2025, a redução acumulada chega a 74%, o que significa que o estado produz hoje pouco mais de um quarto do volume colhido há 17 anos.

No cenário nacional, a produção de castanha de caju totalizou 135,9 mil toneladas em 2025, queda de 14,64% em relação a 2024. A retração foi generalizada, com exceção do Rio Grande do Norte e do Pará, que registraram crescimento de 32,27% e 17,14%, respectivamente.

Mesmo com recuo de 17,69%, o Ceará manteve a liderança nacional, concentrando 61,73% da produção brasileira. O Rio Grande do Norte assumiu a segunda posição, com cerca de 20% do total, seguido pelo Piauí, agora em terceiro lugar.

Fonte: Portal Az


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *