Ciro citado por Vorcaro é advogado, não o senador, diz deputado
Fausto Pinato diz que tratativa envolvia possível expansão do Banco Master para a China e não o senador Ciro Nogueira
O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) afirmou nesta quinta-feira (5) que o “Ciro” mencionado em mensagens trocadas com o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, não se refere ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), mas ao advogado Ciro Soares.
A explicação foi dada à Coluna do jornal Estadão após a Polícia Federal identificar, no celular de Vorcaro, diálogos com o parlamentar em que o nome “Ciro” aparece. Em uma das mensagens, Pinato escreve: “Oi, amigo, precisamos fazer a videoconferência, eu, você e Ciro”. O banqueiro responde em seguida: “Opa, vamos. Só me chamar”. Alguns dias depois, Vorcaro retoma o contato perguntando quando poderiam conversar.
De acordo com o deputado, o assunto surgiu após ele ser procurado pelo advogado Ciro Soares, que na época tinha ligação profissional com o Banco Master. A proposta seria discutir a possibilidade de o banco abrir uma operação na China.
Pinato explicou que, naquele momento, presidia a Frente Parlamentar Brasil–China na Câmara dos Deputados, o que teria motivado o contato. Segundo ele, a videoconferência sugerida nas mensagens nunca chegou a ocorrer e o projeto de expansão acabou sendo abandonado pela instituição financeira.
O advogado Ciro Soares confirmou a versão apresentada pelo parlamentar. Ele afirmou que fez a intermediação inicial entre o banco e Pinato justamente por conta da atuação do deputado na frente parlamentar voltada às relações com o país asiático.
Segundo Soares, executivos do Banco Master buscavam apoio institucional para entender melhor as possibilidades de atuação na China. Ele disse que conhecia Pinato e avaliou que o deputado poderia contribuir com orientações sobre o tema.
O advogado afirmou ainda que não vê qualquer irregularidade na aproximação. Ele lembrou que já prestou serviços jurídicos ao banco e também à família do deputado.
Ciro Soares também atuou na defesa de Daniel Vorcaro no final de 2025, quando o banqueiro foi preso preventivamente pela primeira vez durante as investigações da Operação Compliance. Ele integrou o grupo de advogados que apresentou um pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em novembro do ano passado.
Além das mensagens envolvendo Pinato, a Polícia Federal encontrou no celular de Vorcaro outras conversas em que o senador Ciro Nogueira é citado diretamente. Em diálogos com a namorada, Martha Graeff, o empresário se refere ao parlamentar como um “grande amigo de vida” e comenta uma iniciativa legislativa apresentada por ele que, segundo o banqueiro, teria impacto favorável ao Banco Master.
Os investigadores também identificaram mensagens nas quais Vorcaro relata um encontro realizado em sua residência, na noite de 19 de março do ano passado, com pessoas identificadas como “Hugo” e “Ciro”. Segundo o relato, a reunião teria como objetivo tratar de um assunto com um interlocutor chamado “Alexandre”.
Em outros trechos das conversas analisadas pela PF, o empresário menciona encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o senador Ciro Nogueira e com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Fonte: Estadão
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

