Ação da Campanha ‘Setembro Amarelo’ em Jaicós realiza palestra com o tema: “Redescobrindo a Esperança”

No mês de setembro é realizada no Brasil uma campanha de prevenção contra o suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Esta ação é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com o Centro de Valorização da Vida.

Em Jaicós, na manhã desta quinta-feira (29.set) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Caps e Creas, realizou no Centro de Convivência dos Idosos “Maria de Moura Carvalho” a palestra que teve teve como tema: “Redescobrindo a Esperança”, ministrada pela psicóloga do Creas, Laura Jaynne, que falou sobre o que foi repassado para o público presente.

“Para a pessoa que está em risco, é muito muito importante participar deste momento do ‘Setembro Amarelo’ porque abre a mente, reduz os riscos, diminui o preconceito e a pessoa fica atenta a sua saúde. Isso é uma questão de saúde que precisa de ajuda especializada. Por isso que é tão importante essa rede de apoio. Se manter firme junto daquela pessoa, acolher, perguntar para ela sobre como ajudá-la e levar até ela um profissional. Não só do Creas, como foi citado, tem também o 188, que é o Centro de Valorização da Vida”, e acrescentou “nós, das diversas áreas, profissões e pessoas também da comunidade, podemos ficar atentas, agir e para salvar vidas.”

Durante a ação do Setembro Amarelo o nutricionista Rodrigo Rocha do Nasf, falou sobre “A influência da alimentação saudável na saúde mental”, citando que “atualmente, o número de pessoas no mundo afetadas por doenças mentais é alarmante, visto que, em geral, os transtornos são caracterizados por variações de humor, distúrbios de apetite e de sono, baixa autoestima, pensamento acelerado, entre outros.”

A secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira, descreve a importância de se falar sobre saúde mental, prevenção contra o suicídio e como a campanha Setembro Amarelo contribui para a propagação desses cuidados. “Esse é um momento para que possamos dar voz, discutir com a sociedade e com as pessoas, de modo geral, sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A gente sempre lembra de cuidar da saúde em outros âmbitos e acaba esquecendo da saúde mental”, disse.

A coordenadora do Caps, Mikaelle Teixeira falou sobre a importância de reunir a sociedade para falar sobre o assunto.

“O objetivo desse evento  é falar da valorização da vida, do combate ao suicídio. Sempre digo a minha equipe, se a gente conseguir alcançar uma vida dentro das que estão aqui, já valeu o evento.

Estamos muito felizes com a participação que este ano superou os demais. Ano que vem vamos precisar de um espaço maior ainda. Aqui foi abordado a saúde mental, estilo de vida, práticas, tudo isso. Houve uma mobilização boa, muita gente participou. Foi até uma surpresa, não esperávamos que tivesse tanta gente.”

“O encontro foi muito bom e a iniciativa melhor ainda! Todos nós, que estamos à frente, envolvidos aqui, nos preocupamos com o bem-estar das pessoas. Foi uma boa oportunidade para quem veio ter uma noção de como saber lidar com esse tipo de situação, tanto no seu pessoal, quanto sentir um desvio do comportamento alheio”, disse Larissa Dias, coordenadora do Creas.

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais