Agosto Dourado: Saúde de Jaicós promove palestras sobre amamentação

Agosto tem sido o mês para reforçar a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê. Uma campanha nacional que tem sido trabalhada de maneira especial em Jaicós, durante todo este mês.

Dentro da programação do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira (24.ago) no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), duas palestras que abordaram a importância da amamentação, os cuidados, além de esclarecimento de dúvidas acerca do tema.

Ação do Agosto Dourado foi voltada para mães e gestantes atendidas pelas equipes de ESF Alberto Bessa Luz, Lourdinha Crisanto, Amélia Crisanto, Maria de Jesus Almeida, ambas na sede do município e ESF Marcos José de Sousa, do povoado Santo Antônio.

“Pensamos em um momento de acolhimento com as mulheres que tem bebê em fase de amamentação, bem como as grávidas que já querem se preparar para esse momento tão especial. Durante esse encontro, nossas profissionais que ministraram as palestras, falaram sobre a pega correta do bebê, deram dicas, falaram sobre fases, cuidados, motivos e benefícios, entre tantos outros assuntos”, comentou a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho.

A Dra. Paloma Lustosa que ministrou a palestra sobre “Incentivo ao aleitamento materno”, falou sobre a ação.

“É muito importante para as mães e as gestantes saberem o que é que é o Agosto Dourado. Ele relacionado justamente com importância da amamentação. Porque o leite materno ele vale ouro. É o alimento mais completo que elas podem tá oferecendo para seus filhos e deve mantido de forma exclusiva durante os seis primeiros meses e complementar até os dois anos”, e explicou “sabemos que através do aleitamento materno diminuir o índice de mortalidade infantil e de problemas também como infecções respiratórias, alergias, desnutrição. O leite é o alimento mais completo que existe. Ele é de graça, é disponível a todo o bebê que queira. Vai fazer com que elas economizem bastante, vai prevenir que o filho delas possa no futuro, desenvolver várias doenças.”

A psicóloga do NASF, Layla Reis, ministrou a palestra “A importância da amamentação para o vínculo afetivo”, que discorreu sobre o tema.

“O vínculo afetivo é obtido através da amamentação e a importância da amamentação para esse vínculo. Para o desenvolvimento do bebê, o afeto que le ai ter com as outras pessoas, principalmente as pessoas adultas que cuidam dele, são fundamentais para o comportamento dele, para que mais à frente, ele não tenha problemas relacionais e problemas no comportamento. E essa amamentação é um processo primordial para pra vinculação entre a mãe e o bebê, porque através do contato físico que o bebê tem nos seus primeiros meses de vida, vai construindo vínculo afetivo.”

Todas as imagens:

 

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais