Agosto Lilás: palestra sobre violência doméstica leva informações para mulheres de Patos do Piauí

Com o objetivo é orientar as mulheres dos seus direitos e levar informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06), a Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cras, realizou nesta sexta-feira (26.ago) uma ação do Agosto Lilás, com a palestra sobre violência doméstica.

A Palestra foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Patos e foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Comarca de Itainópolis, Dr. Sebastião Jackson,

O evento reuniu dezenas de mulheres e contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, secretária municipal de Assistência Social, Franciana Santana, secretária municipal de Obras, Rafael Silva o “Rafinha”, o palestrante, promotor de Justiça, Dr. Sebastião Jackson, assessoras da promotoria, Neidiane e Brena; coordenadora do Cras, Francisca Silva; vereadores, Wilson Vieira, Tonhão, Sarrika e Cornélio Edmundo; assistente social, Elane Carvalho; psicóloga, Geovana Cronemberg; psicóloga, Betariz da Silva Santos e a representante do STTR de Patos, Creuza Raimunda.

Durante a exposição, Dr. Jackson falou sobre os vários tipos de violência doméstica.

“A questão da violência doméstica ela envolve tanto o feminicídio, como também outras formas de violência contra a mulher. Vamos abordar aqui outro tipos de violência, a psicológica, a sexual, enfim, outros tipos de violência que estão previstas na Lei Maria da Penha eda violência da sexual, enfim, de outros tipos de violência, e o objetivo aqui vai ser informar, trazer as informações para que as mulheres possam saber se estão sendo vítimas de violência doméstica e constatando o que deve fazer? Uma vez que é constatado, alguém que eu conheço, alguém da minha família está sendo vítima da violência doméstica, como é que eu devo agir, quais são os órgãos que eu devo procurar, o que que eu devo acionar?”, e passou os canais de denúncias “aqui em Patos a Polícia Militar, na Promotoria de Justiça que fica em Jaicós, o Disque 180, os órgãos de proteção, qualquer destes órgãos de proteção que tiver conhecimento da violência doméstica, vai atuar”, informou.

O gestor do município falou sobre a ação do Agosto Lilás.

“Muito importante essa palestra para a sociedade patoense, tanto para as mulheres, como para os homens. Essa palestra ele não trata só da violência doméstica. São cinco tipos de violência: a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a violência moral. E hoje, a lei ampara e protege a mulher destes tipos de violência. Essa palestra conscientiza a mulher e mostra os canais de denúncia.”

Após a palestra ministrada pelo Dr. Jackson, várias mulheres fizeram perguntas e tiraram dúvidas acerca do tema explanado.

Fonte: Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais