Amostragem: Dr. Pessoa tem 60,26% e Kleber 39,74%

O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem no dia 24 de novembro com 800 eleitores com 16 ou mais anos de idade da zona urbana e rural de Teresina aponta o candidato Dr. Pessoa (MDB) na liderança com 60,26% das intenções de votos válidos, ou seja quando se excluem os brancos/nulos e aqueles que não souberam ou não opinaram.  O candidato Kleber Montezuma (PSDB) aparece com 39,74% das intenções de voto. O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Ainda na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentado o disco o nome dos candidatos, mas considerando os votos brancos/nulos e os que não sabem/não opinam, o candidato Dr Pessoa (MDB) tem 51,75% das intenções de voto, e o candidato Kleber Montezuma (PSDB) atinge 34,12%. Neste recorte, 4,62% não sabe/não opina, enquanto 9,5% dos eleitores entrevistados apontaram que votarão em branco ou nulo.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Na espontânea, Dr Pessoa tem 45,88% e Kleber Montezuma 30,38%

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Na pesquisa espontânea do Instituto Amostragem para prefeito de Teresina, ou seja, quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, Dr. Pessoa (MDB) lidera com 45,88% das intenções de votos, em seguida o candidato Kleber Montezuma (PSDB) aparece com 30,38%.

Firmeza na intenção de voto estimulada.

Outro ponto questionado pelo Instituto Amostragem condiz com a firmeza de intenção de voto estimulada para prefeito de Teresina no segundo turno, neste sentido, dos eleitores entrevistados que afirmaram que votarão no candidato Dr. Pessoa (MDB, 86,71% apontaram que não muda, já está decidido; enquanto 11,35% sinalizaram que ainda podem mudar; 1,93% não sabe/não opina.

Dentre os eleitores entrevistados que indicaram o voto em Kleber Montezuma (PSDB), 88,64% apontaram que não muda, já está decidido; enquanto 9,89% destacaram que ainda podem mudar; já 1,47% não sabe/não opina.

Índice de indecisos sobe em Teresina

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

A pesquisa do Instituto Amostragem também mostra a evolução da intenção de voto estimulada para prefeito de Teresina no segundo turno. Neste âmbito, o candidato Dr Pessoa (MDB) tinha 54,62% das intenções de voto no levantamento do dia 22 de novembro e agora tem 51,75%; uma queda de 2,87 pontos percentuais.

O candidato Kleber Montezuma (PSDB) aparecia com 34,75% na pesquisa do dia 22 de novembro, oscilando para 34,12% no levantamento de 24 de novembro, uma queda de 0,63 ponto percentual.

Por outro lado, a pesquisa Amostragem indica para um crescimento de 1,12 ponto percentual nos eleitores indecisos. Ou seja, os entrevistados que não souberam ou não opinaram passaram de 3,5% no levantamento do dia 22 para 4,62% na mensuração atual.

A intenção de votos brancos/nulos também saltou, passando de 7,12% para 9,5%. Uma elevação de 2,38 pontos percentuais.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

A pesquisa Amostragem aponta ainda para a evolução da intenção de voto estimulada para prefeito de Teresina no segundo turno, considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos/nulos e os que não souberam ou preferiram não opinar. Neste recorte, o candidato Dr Pessoa (MDB) oscilou de 61,12% para 60,26%. Uma diferença negativa de 0,86% no comparativo com o levantamento do dia 22 de novembro, mas que aponta para um cenário de estabilidade ao se considerar a margem de erro.

Enquanto isso, o candidato Kleber Montezuma (PSDB) oscilou 38,88% das intenções de votos válidos na pesquisa do dia 22 de novembro para 39,74% no levantamento do dia 24 de novembro. Uma variação positiva de 0,86 ponto percentual, mas que também aponta para um cenário de estabilidade ao se considerar a margem de erro.

Por Meio norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *