Antenas parabólicas deixarão de funcionar em 2022 com a chegada do 5G

A chegada da tecnologia de internet 5G trará efeitos colaterais para outros serviços, como por exemplo, a TV aberta via satélite (TVRO) que terá que migrar para outro espectro, e as operadoras móveis deverão arcar com a substituição das parabólicas para outro tipo de antena.

Conforme a proprietária da SKY Passo Fundo SAT, Joyce de Andrade, a TV aberta via satélite ocupa o espectro da Banda C que foi liberada pela Anatel para o 5G. Se os dois serviços ocuparem a mesma faixa, é possível que interferências aconteçam, o que pode prejudicar o funcionamento de ambas as tecnologias. Joyce explica que esse é um processo de atualização inevitável e que as pessoas já podem migrar para a nova forma de assistir TV aberta.

A empresária explica que as parabólicas tradicionais, redonda, grande e com uma telinha de ferro, serão substituídas por uma antena pequena, também redonda, mas de lata, evitando danos causados pelo tempo. A antena pode ser instalada em cima da residência, na parede ou até no muro da casa, facilitando a instalação.

Joyce de Andrade explica que mesmo sendo da SKY, a parabólica não tem mensalidade. O cliente compra o aparelho e não precisa pagar por mês para ter acesso a programação. São 51 canais disponíveis no equipamento da SKY e a instalação é grátis. A empresária explica que ainda não tem uma data confirmada para a parabólica convencional, mas ao longo de 2022 o sinal vai deixar de existir. Desse modo é bom que o cliente se antecipe e garanta o acesso a TV aberta antes que o sinal desapareça.

Fonte: Tudo em Tecnologia

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais