Política

Assembleia Legislativa do PI realizará sessão de posse e eleição da Mesa nesta quarta (1º)

A Assembleia Legislativa do Estado elegerá, na próxima quarta-feira (1º/02), a Mesa Diretora para os biênios 2023/2024 e 2025/2026, durante a sessão preparatória de posse e juramento dos 30 deputados estaduais, eleitos em 2 de outubro de 2022.

Conforme a Resolução nº 502, de 16 de julho de 2019, que alterou o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a nova legislatura será iniciada sempre no dia 1º de fevereiro, com a sessão preparatória de posse dos parlamentares.

“No dia 1º de fevereiro, começaremos com a sessão de posse e em seguida acontece a eleição para a Mesa Diretora”, explicou o secretário-geral da Mesa Diretora da Alepi, Emanuelito de Oliveira Costa. Na quinta-feira (02/01), o governador Rafael Fonteles vai à Assembleia Legislativa. “Na ocasião, haverá a revista às tropas e a leitura da Mensagem anual do governador do Estado aos deputados”, acrescentou.

FOTO: THIAGO AMARAL/ALEPI

Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí

Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí

Para que um deputado seja eleito para um dos nove cargos que integram a Mesa da Assembleia, é necessário obter 16 votos, a maioria absoluta. “Nesse caso, serão formadas duas mesas. Logo serão eleitos 18 membros, sendo nove para cada biênio”, esclarece Emanuelito de Oliveira Costa.

Composição da Mesa da Assembleia:

Presidente

Vices-presidentes
1º Vice-presidente
2º Vice-presidente
3º Vice-presidente
4º Vice-presidente

Secretários
1º Secretário
2º Secretário
3º Secretário
4º Secretário

Fonte: 180graus

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais