Assessor Técnico e Coordenadora da Saúde de Jaicós participam de oficina de Implementação dos Projetos de Intervenção em Recife

O Assessor Técnico, Kainã Mendes e a Coordenadora de Programas Especias, Rakel Monteiro, ambos da Secretaria Municipal de Jaicós, participaram dias, 22 e 23 de outubro, da Oficina de Implementação de Projetos de Intervenção do Aedes na Mira, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Ministério da Saúde. O evento, que aconteceu no Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes, reuniu representantes de Pernambuco, Piauí e Bahia para discutir as propostas, estratégias e avanços desses estados no enfrentamento às arboviroses.

O assessor Técnico, Kainão Mendes, fez a apresentação do trabalho: “A importância da notificação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) para planejamento de ações em saúde”, de sua autoria, elaborado quando Coordenador da Atenção Básica de Saúde do município.

Raquel Monteiro, Coordenadora de Programas Especias da Saúde de Jaicós, é Tutora de Ensino do Projeto Aedes na Mira e também participou das oficinas.

Jaicós foi um dos dois municípios piauienses escolhidos para do evento, onde foram realizadas atividades em grupo para encontrar soluções de trabalho, com práticas simples, para reduzir os impactos da dengue, zyka e chikungunya na população.

Para Kainã Mendes “O encontro do Projeto Aedes na Mira serviu para discutirmos com especialistas no assunto e alinharmos os ajustes de acordo com a nossa realidade. Vale destacar que o projeto tem a intenção de perpetuar no município ações de combate ao Aedes Aegypti, tendo em vista a necessidade constante de aplicação de políticas públicas que promovam articulação intersetorial para o combate da doença. Além disso, vai servir de orientação aos futuros gestores sobre as estratégias de combate e prevenção das arboviroses, em especial dengue, zika e chikungunya que serão utilizadas para promover qualidade de vida a população jaicoense”, disse.

Kainã explicou que  projeto que está sendo desenvolvido por ele, conta com o apoio de alguns profissionais da Secretaria de saúde de Jaicós, em especial os da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, numa iniciativa histórica do município.

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais