Bolsonaro chega a Santa Filomena e participa de inauguração de ponte sob o rio Parnaíba

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou ao município de Santa Filomena, no sul do Piauí, por volta das 11 h. Ele subiu em uma moto da Polícia Rodoviária Federal e saudou apoiadores e autoridades que marcam presença no local do evento de inauguração da ponte que liga o município piauiense a Alto Parnaíba, no estado do Maranhão.

A comitiva presidencial conta com a presença dos ministros Tarcisio Freitas(Infraestrutura) e Fábio Faria ( Comunicações), além de membros das bancadas federais do Piauí e do Maranhão. Autoridades da região e prefeitos também participam da solenidade.

Produtores rurais também marcam presença no evento de inauguração da ponte.  Eles preparam um churrasco para recepcionar a comitiva presidencial

Matéria original

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugura nesta quinta-feira (20) a ponte que liga os municípios de Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba, no Maranhão em evento bastante disputado.

A previsão, segundo apurou o Cidadeverde.com, é que o presidente atravesse a ponte em cima de um trator e logo depois receba lideranças políticas da região.  O ministro Tarcísio Freitas, de Infraestrutura, também estará na comitiva presidencial.

Por volta das 9h, o presidente desembarca em Palmas (TO) e vai de helicóptero até um campo de futebol da cidade de Alto Parnaíba. A solenidade acontecerá por volta das 11h30.

A ponte é de 400 m, liga os dois estados, e é uma reivindicação histórica da população daquela região que atravessava o rio Parnaíba em balsa. A obra – que custou R$ 33 milhões – é importante para o escoamento de grãos para o Matopiba.

Equipes de segurança da Presidência da República já estão em Santa Filomena (localizada a 925 km de Teresina), desde o início da semana, montando logística para receber o presidente.

A solenidade acontecerá ao lado da ponte, a 100 m da residência do prefeito Dr. Carlos Braga (Progressistas) na zona urbana da cidade.

Foto: Alan Santos/PR

A vinda do presidente foi articulada pelos senadores Elmano Férrer (Progressistas) e Ciro Nogueira.

Espaço vip e acesso a população

No local da solenidade, a equipe de Segurança da Presidência instalou grades, detectores de metais  e uma equipe da Saúde distribuirá máscaras e álcool em gel para a população.

Na área haverá um espaço reservado para o presidente receber as lideranças e convidados.

Petição quer homenagear canoeiro com nome da ponte 

Uma petição na internet pede que a ponte que será inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro leve o nome de um canoeiro.

O abaixo assinado é uma rejeição a proposta que tramita na Câmara Federal que a ponte receba o nome do ex-governador do Piauí, Lucídio Portela.

Foto: Arquivo da família

Imagem rara de Antônio Canoeiro em travessia ao rio Parnaíba 

A proposta da população de Santa Filomena (PI) é batizar a ponte  de Antônio Pereira Rosa, conhecido como Antônio Canoeiro, que morreu aos 71 anos e era o canoeiro que transportava a população de Santa Filomena a Alto de Parnaíba (MA).

O professor Lúcio Roner Sousa Baccaro, 34 anos, que integra o movimento para homenagear Antônio Canoeiro, informou que o abaixo assinado virtual já tem mais de 700 assinaturas. Ele disse que quer o apoio de todos, inclusive do presidente Bolsonaro para a ponte ser batizada de Antônio Canoeiro.

“Antônio Canoeiro simboliza a primeira ponte oficial entre as duas cidades. Era uma pessoa que ajudou muita gente e é uma justa homenagem”, disse Lúcio Roner. Ele informou ainda que o grupo vai criar uma placa com o nome de Antônio Canoeiro para colocar na ponte.

Yala Sena e Natanael Souza
Cidadeverde.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *