Câmara de Jaicós aprova PL de autoria da vereadora Franscisca de Manim que institui o uso do Colar de Cirassol, símbolo identificador de pesssoas com deficiencias ocultas

A Câmara de Jaicós aprovou durante a sessão desta sexta-feira (26.abr), o Porejeto de Lei nº Nº 08/2024, de autoria da vereadora Francisca de Manim (PSD),  instituído no âmbito do município  o uso do colar de girassol como símbolo identificador de pesssoas com deficiencias ocultas.

Pelo projeto aprovado em seu Art. 2°, diz que: 

O colar de girassol sendo uma faixa estreita de tecido ou outro material semelhante na cor verde com estampa e figuras de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

Clique  e veja o projeto aprovado.

Durante a apresentação do projeto a veradora Franscisca de Manim sobre o Cordão de Girassol.

“O Cordão de Girassol foi criado em 2016 por funcionários do Aeroporto Gatwich, em Londres. O Cordão tornou-se um símbolo de apoio para pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis, que necessitam de suporte adicional, ajuda ou um tempo maior para desempenhar suas tarefas. A ideia, também, está focada na conscientização e disseminação do conhecimento, para que as pessoas, espontaneamente, adotem comportamentos mais acolhedores e empáticos.

Quando uma pessoa com o Cordão de Girassol é identificada, as equipes de atendimento, em qualquer tipo de estabelecimento, devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes. Procurando com isso minimizar o sofrimento dessas pessoas.

Na maioria das vezes, providências extremamente simples, como comunicar-se de modo mais eficiente, providenciar um lugar de espera diferente, ou evitar o contato físico, são suficientes para eliminar ou diminuir o sofrimento. Na verdade, perguntar ao portador do cordão o que pode ser feito para ajudá-lo pode resolver a maioria das situações de estresse e sofrimento causados por situações cotidianas que podem passar despercebidas.”

Fonte: Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais