Câmara de Patos do Piauí aprova dois projetos de lei: PPA 2022/2025 e LOA 2024

Em sesão realizada neste sábado (2.nov) a Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou por unanimidade dois proejtos de leid e autoria do Poder Executivo.

O primeiro Projeto de Lei aprovado foi o de nº 23/2023 que dispões sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025 o PPA. Esta norma coloca no papel o planejamento de médio do prazo do município e estabelece estratégias, diretrizes e metas para os próximos quatro anos.

O segundo projeto a provado foi o de n° 22/2023, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que irá vigorar a partir de 1º de janeiro.

De inciativa do Poder Executivo, a LOA estima receitas e despesas para o próximo ano no valor de R$ 38.450,000,00 (Trinta e oito milhões e quatrocentos e ciquenta mil reais).

Após a aprovação dos dois projetos os vereadores se revezaram na tribuna da Casa.

O vereador Wilson Vieira (PSD) após a agradecer a Deus, iniciou seu pronunciamento.

“Agradecer aqui a presidência da Câmara por ter disponibilizado pra gente participipar do encontro estadual, 2º Encontro do Legislativo Estadual que nos capacita e valoriza nosso cargo como vereador.

Quando estávamos lá no encrontro, encontrei o deputado Georgiano e ele informou a questão do calçamento e do asfalto, no próximo dia 6 será licitado o calçamento e nesse mês também, o asfalto para  a cidade urbana e o povoado Cajueiro.

Deixar meu sentimentos para as famílias que perderam seus entes queridos nestes últimos dias. E também lamentar a morte da Maria Isabel, filha de seu Assis, pesar para a filha, a Jaiane que perdeu a mãe, em um dia, e no dia seguinte, perdeu a filha. Uma situação muito cruel para ela.

Queria mais uma vez parabenizar o Instituto Flor do Cajueiro, a parceria que foi feito com o governo municipal, as secretarias envolvidas e as escolas. Foi um evento muito bom para a valorização do esporte.”

Após também a agradecer a Deus o vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) iniciou seu discurso.

“Quero dei meus sentimentos aos familiares e amigos da Maria Isabel, filha de seu Assis. A Jaiane perdeu sua mãe e um dia após perdeu a filha, a única que tinha. Foi muito doloroso para ela.

Quero aqui dizer que o estádio do Cajueiro já foi licitado e até o comecinho do ano, é pra estar iniciando a construção. Deixar meus parabéns aqui ao Instituto Flor do Cajueiro pelo excelente evento que foi realizado no município. Agradecer e parabenizar a todos os envolvidos.”

O vereador Cornélio Edmundo iniciou agradecendo.

“Agradecer ao Institudo Flor do Cajueiro no comando do vice-prefeito Luizinho pela oranização. Agradecer a prefeitura, a secretaria de Esportes do Estado do Piauí, ao governador, e todos que tiveram participação. Ao deputado Evaldo Gomes que marcou presença na festa realizada no final de semana, e trazer aqui também uma notícia boa que eu vinha cobrando há muito tempo: o prefeito me ligou pedindo a metragem da Tapera em direção ao Umbuzeiro, em relação à adutora de abastecimento de água e que até o dia 30 deste mês, será concluído.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) após a rgadecer a Deus por um dia de trabalho parabenizou.

“Gostaria de iniciar parabenizado o vice-prefeito Luizinho juntamente com o apoio do prefeito municipal, do governo do estado, pelo campeonato do Instituto Flor do Cajueiro.Parabenizar todas as escolas, todos os professores, alunos, diretores em nome da minha amiga Ostevânia.

Gostaria de parabenizar também o prefeito por estarmos mais um ano de mandato e dia 30, mais uma vez, ele tem honrado com a folha de pagamento. Não foi fácil, não está sendo fácil, mas para um prefeito que vive exclusivamente para a gestão, é compensador ver os feitos da sua gestão.

O vereador Wilson já falou das licitações, mas ele esqueceu das praças, as praças foram licitadas dia 6, na hora que ele recebeu o comunicado,  me avisou. Depois das festas, no incício de 2024, teremos início da reforma das quatro praças e asfalto na cidade e no povoado cajueiro.

Participei também, amanhã fará 15 dias, da sessão solene em Massapê do Piauí em alusão dos 100 anos do ex-vereador, ex-vice-prefeito Teodomiro carvalho, que tem uma neta dele que é muito minha amiga e fui convidada, porque fui acompanhando pai que na época, foi vereador junto com ele, quando Patos e Massapê pertenciam a Jaicós.”

Como sempre o vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) foi suscinto em seu pronunciamento.

“Boa tarde a todos! Quero começar parabenizando o vice-prefeito Luizinho, também a Prefeitura l de Patos do Piauí que realizou o campeonato muito bonito, incentivando os nosso jovens. Isso é muito bom para tirar eles de coisas que não prestam. Também agradecer pelas chuvas que caíram e pedir a Deus que mande mais. São essas minhas palavras, muito obrigado.”

O vereador Chico de Oséias (PP) após fazer os agredecimentos deu início ao seu pronunciamento.

“Como foi falado pelo vereador Wilson sobre o nosso encontro… Quero agradecer ao presidente Marlon por ter origanizado e se empenhado para que nós fossémos para esse encontro. Na realidade, quase todas aquelas palestras que nós assistimos seria bom que a população em geral, pudesse assistir, porque tem coisas muito importantes para nosso município.

Falar também da união, nós andávamos em dois grupos, e em momento algum foi falado alguma coisa do tipo de A ou B. Para mim, a política acaba no dia da eleição. Passou a eleição, a agora se trata de administração, essa é a forma que devemos trabalhar para que o município seja vitorioso.

Não sei se está acontecendo dessa forma ou de forma diferente, alguns motoristas de ambulância, principalmente os que viajam para  Teresina, tem reclamado muito, que muitas vezes eles chegam hoje de viagem de Teresina e hoje mesmo, ou amanhã, voltam a trabalhar. Como nós sabemos, dirigir de Teresina para cá é muito cansativo, então o ideal seria que a pessoa que fizer uma viagem para Teresina, que no dia seguinte, ele tire folga para que ele possa descansar e recuperar suas energias.”

O vereador José Hélio o “Helim” (PP) iniciou felicitando o presidente da Casa.

“Quero aqui,  parabenizar o vereador presidente desta casa, vereador Marlon, pela iniciativa da viagem que a gente fez para Luís Correia para o encontro legislativo estadual, de suma importância. Como os vereadores Chico e Wilson falaram, é um legado que fica para nós vereadores.

Quero parabenizar aqui também o Instituto Flor do Cajueiro pela realização desse campeonato de suma importância para o nosso município.

Quero dizer aqui também que participei da sessão solene na cidade de Massapê do Piauí, dos 100 anos de vida de seu Teodomiro.

Senhor Presidente, eu ouvi atentamente cada parlamentar, ouvi a ata da sessão anterior, infelizmente as coisas desandaram para o lado que não é bom, nem pra mim e nem para ninguém. Fui praticamente atrocidado na última sessão com mentiras infundadadas e não teria outra forma de deixar de responder algumas coisas e não faço isso com alegria não, mas vou falar para o senhor que vou usar o artigo 114 que me dá o direito de usar essa tribuna e ter 20 minutos para eu expor o meu pensamento, mas não quero usar esses 20 minutos.

Dizer que o portal da transparência que a colega falou na sessão passada, que não funcionava, é mentira, porque tinha a imprensa que trabalhava e não tinha nada a ver com a prefeitura. O portal da transparência, era para esta Câmara.

Quero falar também, na questão das diárias que  a vereadora falou. Em 2013 teve uma resolução que foi aprovada pelo plenário desta casa, através da mesa diretora. Eu não sou contra diárias de vereadores, de presidente, de funcionários, eu só acho que cada um faz o que quer, mas como a pessoa sempre fala de honestidade e desonestidade.

E dizer que fui presidente desta casa em 2013/2014 e 2020 fiquei um ano também, mas eu não me recordo de nenhum presidente que passou nesta casa, tirar tanta diária que a colega tirou, é um direito que ela tem, é legal, mas para mim é imoral. Pessoa que fala tanto de honestidade, dois anos inteiro, ela tirou praticamente 1.460 reais. Como ela diz que sempre economizou, economia boa, nenhuma instituição financeira renda desse jeito.

Quero dizer aqui também que como ela foi agressiva com mentira e fazer alegações com meu nome, que eu devo para “a”,que eu devo para “b”, vou falar aqui um fato inusitado sobre uma funcionária que esteve aqui nesta casa que foi tirar sua licença sem vencimento e na época, não foi concedido. Essa funcionária tem assinatura digital nos balancetes com Controladora da Câmara. Ela passou no concurso para auxiliar de limpeza, mas as pessoa para assinar o balancete, ela tem que ser uma pessoa do quadro fixo de funcionários. Então a situação é a seguinte: essa pessoa foi a São Paulo e ficou por lá e pediu essa licença, mas não foi concedida, mas a nobre colega pagou o ano 2021 todinho para a funcionária lá em São Paulo, ela que fala de rachadinha, não sei para que foi.

E dizer que honestidade, no mínimo, a colega prevaricou. E falar de família, que “meu pai é isso e aquilo”, beleza! É normal, cada um tem que defender o seu, mas como foi relatado aqui na questão que tinha com prefeito Agenilson, não devo para a senhora, nem para ele e para nenhum parente seu. Minhas contas quem paga, sou eu! É a pessoa que se diz ser honesta, mas tem o pai que foi cassado, não por esta casa, mas pelo tribunal de contas. Alguma coisa errada foi feita. A mãe também ficou inelegível, que era secretária de Saúde. Então assim, estou me defendendo porque eu tenho como me defender e infelizmente isso é chato, porque eu fui chamado de velhaco, agora a colega deveria pagar minhas contas, porque minhas contas, pago eu.

Triste, deplorável! Porque uma coisa eu lhe digo: se eu for falar da sua vida pessoal, como você tentou entrar na minha, vou ficar aqui um mês falando. Então, seu presidente, meu muito obrigado, essas são minhas palavras.”

O vereador Marlon Costa, presidente da Casa Legislativa, útimo a se pronucniar durante a sessão, agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e ressaltou.

“Quero aqui falar do Encontro do Legislativo Municipal do Estado do Piauí, a gente esteve presente, fomos em cinco, como o vereador Chico falou, situação e oposição, é tanto que em alguns lugares que chegávamos, o pessoal ficava abismado.

Foi um encontro muito produtivo. A gente viu várias palestras com vários temas. É bom para ficar sempre renovando as idéias. Seria bom a gente participar de todo evento que acontece, mas nem sempre é possível.

Quero aqui também lamentar a perda precoce da Maria filha do Assis do povoado Cajueiro… Imagina a dor que a filha dela está sentindo por ter perdido a mãe e logo em seguida perder a sua filha, uma criança linda de 5 anos.

Quero aqui também parabenizar o instituto flor do cajueiro pelo belíssimo campeonato que foi executado, parabenizar todas as escolas, os professores, alunos, pais de alunos e toda a população que marcou presença, infelizmente não pude estar presente no encerramento, porque coincidiu com o dia do encontro.

Quero aqui também parabenizar o prefeito, agora no mês de novembro, honrou com o compromisso mantendo a folha em dia. Só falta o mês de dezembro para fechar com chave de ouro. Parabenizar ele pelo belíssimo trabalho à frente do município, e declaro encerrada a presente sessão.”

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais