Câmara Municipal de Patos realiza última sessão do ano com aprovação de título de cidadania e participação dos vereadores de Jaicós

Em sessão comandada pelo presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD) e com a presença dos demais vereadores, Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), Antônio Rufino o “Tonhão (PP), José Hélio o “Helim” (PP), Chico de Oséias (PP) e as everadoras, Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) e Zuleide Costa (PP), a Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado (16.dez) a última Sessão Ordinária do ano de 2023.

Também estiveram presentes os vereadores de Jaicós, Benedito Alencar; José Reis; Jessé Gonçalo e a vereadora Mocinha Nascimento; o controlador interno da Casa, Edson da Costa Figueiredo;  Assessor Jurídico da Casa, Dr. Juvanilson Santana, contador da Câmara, Valdecir e o secretário legislativo, José Iranildo.

A primeira pauta do dia foi o Projeto de Decreto Legislativo n.º 005/2023, de autoria do presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD), que concedeu o Título de Cidadão Honorário de Patos do Piauí, ao Juiz de Direito, titular da 1ª Vara da Família da Comarca de Teresina-PI, Dr. Paulo Roberto de Araújo Barros, que aprovado por unanimidade.

No segundo momento o presidente da Casa, Marlon Costa, concedeu a palavra para os vereadores, Benedito Alencar, José Reis e Jessé Gonçalo que usaram a tribuna solicitando o apoio dos vereadores patoenses para que a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí-Sesapi e governador do Estado do Piauí, revejam a descentralização dos serviços de saúde e a criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim.

Os vereadores relataram que conforme a proposta, a nova Regional de Saúde desmembrada do Território do Vale do Guaribas, é composta por 16 municípios: Acauã, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Jacobina, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos, Paulistana, Queimada Nova e Simões, ou seja, uma população de 130.949 mil habitantes.

Para os vereadores, a nova proposta vai dificultar o acesso a casos de saúde que necessitam de uma melhor estrutura. Outro fator que pesa é que indo para Paulistana perde-se 200 km (ida e volta) para aqueles casos que necessitam ir para a capital Teresina, principalmente a região de Jaicós, Massapê, Belém, Padre Marcos e Patos.

No segundo expediente da Casa, os vereadores e vereadoras patoenses usaram a tribuna e abordaram diversos assuntos relacionados ao município.

A vereadora Zuelide Costa (PP) foi a primeira a se manifestar.

“Estamos realizando a última sessão do segundo semestre do ano legislativo e só tenho agradecer por mais um ano, e também, gostaria de parabenizar os nobres colegas da Câmara de Jaicós pelo requerimento muito bem colocado. Acredito que realmente só quem vai sofrer com isso é o povo. Sem falar na questão do transporte que para Picos, que tem todos os dias, e para Paulistana, que eu sei, só são duas vezes na semana.

Como hoje é nossa última sessão, quero desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado. Que o ano que vem a gente possa vir com mais garra, mais saúde e sabedoria, continuar aqui, trabalhando e lutando pelo nosso povo, aprovando projetos importantes para nosso município.”

O vereador Chico de Oséias (PP) iniciou agradecendo a  visita dos vereadores de Jaicós e se manifestou.

“Falar aqui sobre o assunto que os colegas vereadores de Jaicós vieram falar aqui. Se o hospital de paulistana tivesse estrutura, seria muito bom, mas infelizmente, se  em Picos nós já temos a dificuldade que temos para resolver pequenos problemas, imagina uma hospital do porte de paulistana.

Aproveitando esse momento de falar de saúde, eu acho que está na hora sim do governo estadual dá uma melhorada na saúde da nossa região. Queríamos uma estrutura melhor na cidade de Picos. Com certeza iremos nos manifestar para o melhor aconteça para nós. Da minha parte eu acompanho os colegas vereadores com a idéia de que possamos dividir para o lugar mais perto e não para o mais distante.

Como hoje é um dia em que estamos finalizando mais um ano de trabalho, eu quero agradecer a Deus por mais esse ano de vida, esse ano de saúde, um ano de trabalho juntamente com todos os colegas. Quero pedir a Deus saúde para todos nós, todos os familiares de Patos.

Esperamos voltar no ano que vem todos com saúde. Desejar a todos um Feliz Natal antecipado para todos o povo de nosso município de Patos e um Feliz Ano Novo.”

O vereador José Hélio (PP) inciou parabenizando a inciativa dos colegas de Jaicós.

“Quero aqui parabenizar nossos colegas vereadores de Jaicós que trouxeram aqui uma questão de suma importância e dizer que, vereador Bené, que você junto com seus colegas, tomaram uma iniciativa bem plausível, porque falando em saúde, é uma coisa importante da gente ter na vida. Quero falar aqui na questão de ir para Paulistana é inviável. O presidente dessa casa, vereador Marlon, é um cara bem centrado e de um diálogo moderado e eu acho que ele vai abraçar essa causa.

Eu quero falar aqui na parte ruim que aconteceu nosso município, que foram as perdas, pedir a Deus que dê conforto para as famílias.

Senhor presidente, queria fazer aqui uma reflexão sobre o regimento interno dessa casa que estamos rasgando todos os dias. O debate, ele tem que ser pautado nas coisas que vem para o parlamento.

Estou pedindo aos colegas vereadores essa reflexão e ao senhor presidente, porque as coisas como estão, não estão bem nem pra mim e nem para ninguém.

Quero desejar um Feliz Natal e um próspero ano no cheio de paz, harmonia com muito trabalho e pedir um 2024 cheio de paz e saúde.”

O vereador Wilson Vieira (PSD)  após  saudar a todos falou sobre o regimento da casa que foic itado.

“Sobre a questão do regimento interno, quase todos já passaram pela presidência, mas todos sabem do regimento e dizer que está sendo infringido, infringiu em muitas legislaturas e alguns colegas foram presidentes e não abordaram isso no passado, deixaram correr.

Dizer  aqui que a causa dos vereadores de Jaicós é importante para nosso município, porque no passado a população já sofreu com isso. Essa pactuação já temos com outros municípios. Jaicós atende alguns pacientes de Patos e já sofremos discriminações na cidade de Jaicós.

Falar aqui da administração municipal que esse ano o clima natalino está mais harmônico na cidade, a cidade está diferente e iluminada pela primeira vez. Então parabenizar o prefeito por essa sua atitude. Dizer que administração municipal pagou os outros 50% do décimo terceiro dos funcionários do município, também os 100% de inventivo dos ACS, está aqui a vereadora Taninha que é ACS e está de testemunha.

Também entregou equipamentos para a fisioterapia. Ontem também participamos da entrega de novos instrumentos para Banda Marcial Teresinha Dias. Foi realizado no Cras através do deputado Georgiano e da Senadora Jussara.

Quero lamentar as perdas do nosso município, e deixar meus sentimentos a todas as famílias.

Estamos terminando mais um período legislativo, esperamos que ano que vem, tenha muitas novidades. Estamos com obras para iniciar em Janeiro, praças, o asfalto. Desejar que o natal seja luz que acenda sua vida, ao mesmo tempo que faça brilhar esperança e a fé no coração de cada um de nós.”

O vereador Franscisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) saudou a  todos e iniciou seu pronucniamento.

“Colegas vereadores de Jaicós que vieram aqui com esses intuito de melhoras a saúde dos nossos municípios, para que fique melhor o deslocamento, a gente vai dar o apoio e o nosso presidente Marlon, veja o que pode fazer por essa situação.

Quero aqui agradecer a Deus por um dia nesta casa, estamos chegando ao fim da última sessão do ano e espero que próximo ano seja melhor do que esse, e quero aqui dizer que já foi marcada a data da nossa Feira Cultural que irá acontecer aqui em Patos, será no dia 23 de março de 2024. Pela primeira vez vai ter uma feira cultural na nossa cidade, com a participação do cantor Amado Edilson.

Também quero aqui desejar a todos um feliz natal e um feliz ano novo para todos os patoenses.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha (PSD) iniciou parabenizando a iniciativa dos vereadores de Jaicós pelos belos discursos.

“Podem contar comigo! O excelentíssimo governador Rafael Fonteles, que é muito inteligente, só que a meu ver nesta situação ele falhou, nós aqui já temos uma dificuldade imensa com a questão da saúde porque em Picos já temos dificuldades e ir para Paulistana, acredito que seja inviável. Se fosse para dar mais suporte e estruturar que fosse na cidade de Jaicós, que é mais próximo para gente.

Gostaria aqui de falar como todos ouviram a ata da sessão anterior e pedir desculpas de antemão a vocês, porque é desagradável, não é nada fácil, mas também não é fácil ser chamada de mentirosa, de desonesta, falaram de vida do meu pai, da minha mãe, ainda mais se dirigiu de uma forma que me agrediu verbalmente. Não é nada fácil, só que eu tenho coragem, forças e sabedoria, até porque, colegas vereadores, vocês estão aqui em um feito por mim na presidência de 2021 e 2022.

Foi falado aqui na sessão passada a respeito das diárias. Eu trabalhava com o contador em Picos onde é feito a contabilidade, onde é feito a folha de pagamento e o Portal da Transparência, onde eu acionei o Portal da Transparência da nossa Câmara, era inexistente na prática e nos documentos. Eu fui chamada de mentirosa, por isso esta aaí o contador Waldeci e eu trouxe aqui as provas, as contas do colega vereador Chico, da colega vereadora Zuleide, que foi através disse que eu me espelhei quando eu recebi as contas deles com as notificações e uma das falhas era a questão da ausência do Portal da Transparência, e com isso fui correr atrás, tudo o que eu ia fazer nesta casa eu consultava o Tribunal de Contas, consultava Brasília e com isso, esta aí Waldeci que não me deixa mentir, a gente atualizou o Portal da Transparência, hoje podemos acessar e ver que Patos tem o Portal da Transparência de verdade. Não admito ser chamada de mentirosa, porque estou falando e provando, exijo mais respeito e toda ação gera uma reação, eu ouvi e fiquei calada porque eu nunca quebrei o regimento  desta casa e o vereador estava falando já vem quebrando várias vezes, já tem umas três sessões que eu venho sendo agredida e não é fácil ser agredida quando a gente está com a verdade, fui chamada de desonesta e sem moral, por ai vocês tiram.

Quanto a licença sem vencimento da servidora Juliana que trabalhava nos serviços gerais,  tenho aqui a cópia. Quando assumi a presidência eu encontrei dois funcionários concursados, Zé Ivanildo e Juliana, sei até que ela é um pouco trabalhosa porque até o vereador Chico me disse em outras vezes que tinha esse trabalho em relação a ela e comigo não foi diferente, mas eu tive a sensibilidade de ficar ela em Picos e vindo fazer os serviços da Câmara nos dias das sessão da sexta para  sábado, muitas vezes eu chamei atenção e pedi a ela que mandasse alguém limpar depois das sessões,  porque o servidor Iranildo ficava trabalhando. E lá para o mês de setembro ela não me falou nada e de repente as pessoas me mandaram fotos das redes sociais que ela ia viajar.  Entrei em contato com ela mas primeiramente perguntei a Iranildo se ela tinha comunicado alguma coisa, ele falou não ela disse só que ia para São Paulo e perguntei se ela lhe comunicou? Ela respondeu que não. Eu entrei em contato, ela disse eu vim resolver uns assuntos de justiça, ai eu disse e quando você voltar eu não sei ainda o dia, mas eu volto, eu vim resolver coisas com o juiz. Eu disse então, Juliana peça alguém para vir limpar, sua mãe, porque o serviço é seu e ela mandou umas duas ou três vezes a mãe dela limpar, daí não mandou ninguém e eu ainda falei umas duas vezes com ela,  disse que ia colocar uma pessoa para limpar e ela pagasse até retornar. Quando foi no mês de dezembro que a gente já ia entrar de recesso, ela me comunicou que não iria mais voltar, então disse que ela pedisse a licença sem vencimento através de documento, que ela mandasse também pelos Correios… Tá aí Iranildo, recebeu dos Correios, eu consentir a licença e publiquei no Diário Oficial, tanto o pedido dela, como o meu consentimento. E liguei para o Tribunal de Contas e pedi orientação. Me orientaram para fazer um ofício e pedir a prefeitura um servidor concursado para responder como controlador e foi isso o que eu fiz com tudo documentado.

Em relação ao meu pai, cassado é quando a pessoa perde o mandato ele foi prefeito em três mandatos desta cidade, construiu essa cidade,  depois dele, não agravando todo mundo, mas hoje a gente esta começando a ter progresso.

Quando o vereador fala que foi cassado e era desonesto, se for falar em contas reprovadas, nós estaríamos falando de todos que passaram por Patos, até porque contabilidade não é gestores que fazem, muitas vezes a alguma falha e ele tinha um contador que era de Teresina, e houve essa falha, e ele não devolveu um real porque ele não desvioo se quer um centavo, então não foi constado nenhuma falta de honestidade da parte dele, assim como aconteceu com outros que administraram Patos.

Gostaria de pedir respeito pelo meu pai e pela minha mãe, porque é digno de respeito. Como todos estão vendo 30 anos de Câmara e eu fui quem deixei esse feito, vou sair sim de candidatura, mas esta aí a placa com o meu nome eu não mereço esse nomes, até porque isso parece questão de desespero, questão de inveja isso é lamentável.

Sobre contas eu não tenho nada a ver com contas pessoal. Em 2020 o vereador era presidente da Câmara ,a Câmara continua com o débito lá no posto de combustível. Com as minhas, eu não devo nenhum centavo nem A nem a B.

Desejar aqui a todos, principalmente aos patoenses, a todos que estão aqui, um feliz natal e um feliz ano novo, que a saúde em primeiro lugar venha para nós.

Deixar aqui meus sentimentos, s perdas que houve no município, principalmente da Paulinha que eu a vi crescer. Da minha Tia Jercy a qual gostava muito.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) saudou a  todos e a iniciativa dos legisladores jaicoenses.

“Quero parabenizar a vinda dos  vereadores de Jaicós e a iniciativa que é de grande importância, e quero dizer que tem o nosso apoio.

Quero falar aqui que é a última sessão de 2023, terminando com os pés no chão, votamos muitos projetos importantes.

Desejar um feliz natal para todos e um ano novo de saúde e felicidade.”

O presidente da Casa, vereador Marlon Costa agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho.

“Hoje concluindo o segundo período legislativo de 2023, completando um ano também que estou à frente dos trabalhos desta casa.. Quero aqui cumprimentar os colegas vereadores desta casa e os colegas vereadores de Jaicós, Bené, Zé Reis, Irmão Jessé e a vereadora Mocinha.

Quero aqui agradecer a todos vocês pela paciência e por compreender é sessão diferente.

Quero aqui falar sobre o requerimento do vereador Bené no qual todos deram suas opiniões, essa indicação na qual  é o governo do estado, demais instituições à frente o secretário de saúde, é valida, porque beneficia uns e prejudica outros. Para algumas cidade perto de Paulistana, serão beneficiadas, mas as cidades mais distantes, fica inviável e dificulta toda a logística e sabemos que o hospital de Paulistana não tem esse porte para receber tanta gente. Quero quero falar para os colegas vereadores de Jaicós que vamos dar total apoio.

Quero parabenizar o prefeito por chegar ao fim do ano honrando a folha de pagamento. O 13º dos concursados foi pago, pois merece os parabéns.

Parabenizar também a todos os patoenses e o povoado Cajueiro que também recebeu um Natal mais iluminado, dando uma nova visão. Essas pequenas atitudes é que fazem a diferença.

Quero aqui também deixar um Feliz Natal e um prospero Ano Novo para toda a população do nosso município em especial para minha família.”

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais