Campus de Picos: professoras e alunos da UESPI publicam livro sobre Jornalismo, educação e memória

or Arnaldo Alves

Professoras e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, publicam o livro Jornalismo, Educação e Memória: um diálogo possível, no site da Editora da UESPI.

A obra é fruto do trabalho desenvolvido na Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (JoEMe). O livro conta com organização das docentes Mayara Ferreira e Thamyres Sousa, além dos discentes Vinícius Coutinho e Luana Rodrigues.

De acordo com a professora do curso de Jornalismo da UESPI e organizadora do livro, Mayara Ferreira, o livro é a oportunidade de compartilhar, com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, o trabalho desenvolvido dentro da universidade, especialmente, da Liga Joeme.

“A proposta da nossa Liga é estudar, refletir e trabalhar textos dentro dessa temática, além de produzir conhecimento interdisciplinar sobre Jornalismo, educação e memória. Depois de estudarmos diversos autores clássicos e também propostas atuais, a gente desenvolveu várias pesquisas que posteriormente foram organizadas para publicação nesse livro”, ressalta a docente.

Para o aluno do curso de Jornalismo, Vinicius Coutinho, participar da organização e do processo de escrita do livro é uma experiência enriquecedora

“Chegar ao final da minha graduação e saber que passei por mais essa vivência é uma sensação de muito orgulho e felicidade. A comunidade vai ter acesso ao livro de uma Liga de Universidade pública, com análises de casos locais, nacionais e de repercussão internacional também. Com isso, a gente espera incentivar outros alunos e professores em torno da produção científica, da publicação de livros, criação de grupos de estudos e ligas acadêmicas”, pontua o discente.

O estudante Vinícius Coutinho já tem acesso ao livro no site da Editora da UESPI

O livro está disponível no site da Editora da UESPI

Dividido em duas partes, o leitor encontra trabalhos que versam sobre educação e memória. Entre os capítulos, destacam-se os seguintes assuntos:

• Jornalismo, educação e memória: experiência da liga acadêmica Joeme;

• A construção da memória sobre o campo científico do jornalismo no Nordeste;

• Unidade de Memória do Campus Picos: um relato de experiência de Memórias de implantação de um lugar de memória no IFPI;

• Marielle: o que os títulos evocam?

• Em memória, João: o jornalismo e a construção de memórias da família Claudino;

• Entre a Memória e o Esquecimento: a cobertura jornalística da troca do piso da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos-PI;

• Jornalismo e Memória: vestígios de São João da Canabrava – PI no jornalismo on-line piauiense;

• A atuação jornalística na construção de memórias sobre personagens locais.

Você pode fazer o download gratuito do livro Jornalismo, educação e memória: um diálogo possível, no site da Editora da UESPI.

Por Arnaldo Alves/UESPI

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *