CAPS de Jaicós realiza roda de conversa sobre a Luta Antimanicomial

Em alusão ao Dia  Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira (18.mai), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS I, realizou uma roda de conversa com os usuários do serviço sobre o tema.

A coordenadora do CAPS I, Ingridy Freitas, disse que o objetivo do evento é mostrar que a pessoa com sofrimento mental produz e que é importante respeitar as diferenças. “Essa roda de conversa com os usuários permite que eles discutam com os profissionais formas de conviver melhor na sociedade” e acrescentou “essa luta é de todos, usuários, familiares e, inclusive, profissionais.”

A fisioterapeuta Karina Araújo  realizou uma atividade física e falou sobre a importância da educação física na saúde mental.

O assistente social Sidney Eduardo falou a história da Luta Antimanicomial.

O educadora social Raissa Maryse realizou uma dinâmica.

A psicóloga Catarina Leal falou sobre o Dia  Nacional da Luta Antimanicomial, sobre as transformações e a evolução da causa da saúde mental, prevenção, aimportância de  se procurar um profissional para ajudar nas dificuldades da vida, dentre outros.

Dia da Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é lembrada anualmente no dia 18 de maio, data cuja origem foi a partir do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, em 1987. O evento contou com a participação de mais de 350 pessoas da área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria.

Até então, o tratamento psiquiátrico se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada por meio da Lei Federal 10.216, em 2001. Com a lei, o atendimento a pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem a vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais